Ética e Capitalismo
Abstract
Oriundo dos Estados Unidos, o movimento da ética nos negócios e na empresa se desenvolve ruidosamente nos anos 1990. Externamente, o discurso sobre o sentido e a responsabilidade social da empresa se dirige aos clientes, aos acionistas, aos terceirizados, aos jovens diplomados e, indiretamente, ao político, que deve ser convencido sobre a capacidade da economia de mercado se auto-regular. Internamente, o discurso se dirige ao conjunto dos assalariados. Os valores de honestidade, de integridade, de responsabilidade, de atenção no trabalho, de desabrochamento, de autonomia, de solidariedade são difundidos de maneira sistemática nas empresas por meio dos jornais, das cartas éticas, dos códigos e dos cursos. Comitês de ética são criados. Consultores se especializam. Escolas abrem cátedras de ética. Obras são publicadas. Essa « ética da empresa » suscita agora a atenção dos sindicatos e é objeto de questionamentos e de iniciativas por parte das principais organizações internacionais: princípios diretores da OCDE relativos à direção de empresas (1990), código de conduta “Global compact” da ONU (2000), banco de dados sobre as iniciativas sociais das empresas da OIT, Livro verde da CCE (2001).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Salmon A. Ética e Capitalismo. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.6 [cited 2024Nov.23];14(41). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10878
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.