Brazilian social fears

Authors

  • Maria Ester de Freitas Fundação Getúlio Vargas, FGV
  • José Marcelo Dantas dos Reis Universidade Federal da Bahia, UFBA

Keywords:

Segmentação de mercados, benefícios procurados, mercados empresariais, análise fatorial e indústria do alumínio.

Abstract

This paper analyzes what are the fears of Brazilians, from an empirical study conducted in São Paulo and Salvador, involving 1380 direct interviews. The results are interpreted through the lens of historical and social psychological perspectives. We assume that in an increasingly interdependent world, the knowledge of the behavior of a people and the reasons for this behavior can help us understand the choices, values , decisions and interactions that affect the social life, the universe of private organizations and the public administration. In a more prospe­rous context as the current, Brazilians are more relaxed and confident in the future?

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Ester de Freitas, Fundação Getúlio Vargas, FGV

Fez o seu curso de graduação em Administração de Empresas pela Associação Ensino Unificado do Distrito Federal (1978), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1989) e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1997). Pós-doutorado em Administração Intercultural, pela HEC/França (2003/2004). Foi pesquisadora visitante na New York University (1987) e Université Paris VII (1994/1996). Atualmente é professora titular da Fundação Getulio Vargas - SP, EAESP, atuando nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em consultoria organziacional. É pesquisadora e autora de livros e artigos em Estudos Organizacionais, Culturas e Cultura Organizacional, Rrecursos Humanos Internacionais, Psicossociologia das organizações, Adminsitração intercultural e Qualidade do ambiente de trabalho, particularmente aspectos relacionados ao assédio moral no trabalho.

José Marcelo Dantas dos Reis, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Possui graduação em Comunicação (1982), especialização em Gestão Pública (1991) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em Sociologia - Université de Paris VII - Université Denis Diderot (2000). Trabalhou por 16 anos como professor 3o. grau e pesquisador da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, até abril de 2013. Trabalha como Consultor Autônomo, com experiência na área de Administração, Sociologia, Antropologia e Comunicação, com ênfase em Gestão da Cultura das Artes e do Entretenimento, atuando principalmente nos seguintes temas: carnaval cultura, gestão, etnicidade, identidade cultural e organizações e cultura organizacional.

Published

2014-07-07

How to Cite

1.
de Freitas ME, dos Reis JMD. Brazilian social fears. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jul.7 [cited 2024Dec.22];21(68). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9967

Issue

Section

Articles