Movimento Sensual: Um Estudo na Narrativa Mitológica na Publicidade de uma Marca de Moda Praia
Keywords:
brands. Advertising. Myths. Sensuality. Movimento.Abstract
No mercado atual, pautado pelo consumo simbólico, as marcas são canais de autoexpressão para a construção de identidades e têm um papel transformador na sociedade, pois produzem e consomem significados localizados entre o mundo culturalmente construído e o consumidor. A marca é construída coletivamente pela ação de vários agentes, inclusive a publicidade, que tem no mito uma valiosa fonte para a produção de sentido. Baseado na semiologia barthesiana, este estudo qualitativo interpretativista procurou responder como o mito reproduzido na publicidade opera a significação da Movimento, marca com apelo simbólico. A análise do corpus de pesquisa, composto por anúncios de publicidade impressa, revelou a presença de oito mitos que, juntos, sugerem uma associação da marca com a metanarrativa da sensualidade. No texto, são discutidas as reflexões teóricas acerca deste achado e as implicações para a academia e a prática de marketing, além de indicações para futuras pesquisas.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-01-06
How to Cite
1.
de Souza IL, Maranhão de Souza Leão AL. Movimento Sensual: Um Estudo na Narrativa Mitológica na Publicidade de uma Marca de Moda Praia. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jan.6 [cited 2024Dec.22];20(67). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/9130
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.