Um arranjo produtivo local sob a perspectiva da teoria da Regulação cultural: o caso do porto digital englobando o portomídia

Authors

  • Anderson Diego Farias da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e École des Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC Montréal).
  • Nelson da Cruz Monteiro Fernandes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Fernando Gomes de Paiva Júnior Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Keywords:

Regulação Cultural. Arranjo Produtivo Local (APL). Porto Digital. Portomídia

Abstract

Este estudo objetiva desvelar o modo como ocorre o processo de regulação cultural na ampliação do núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Porto Digital, domiciliando um polo de Economia Criativa, denominado Portomídia – Centro de Empreendedorismo e Tecnologia da Economia Criativa. Sob o prisma dos Estudos Culturais, a partir da teoria da Regulação Cultural, buscamos compreender os significados articulados para a expansão do escopo de atuação desse Sistema Tecnológico. As categorias analíticas de poder institucional, econômico e subjetivo fundamentaram as análises que contemplam a ideia da influência do poder econômico (sistema de classes) e do poder institucional (regras e regulação) na [re]configuração dessa aglomeração de empresas intensivas em criatividade. Por sua vez, o poder subjetivo se manifesta no ato empreendedor como ação política fundamental para a expansão do polo criativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anderson Diego Farias da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e École des Hautes Études Commerciales de Montréal (HEC Montréal).

Visiting PhD Student at HEC Montréal (Canadá). Doutorando e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE).

Nelson da Cruz Monteiro Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Administração e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou como o Gestor do Parque de Eletroeletrônica de Pernambuco (PARQTEL).

Fernando Gomes de Paiva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidad de Deusto, País Basco, Espanha. Professor do Departamento de Ciências Administrativas (DCA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Bolsita de Produtividade PQ2.

Published

2020-06-02

How to Cite

1.
Silva ADF da, Fernandes N da CM, Paiva Júnior FG de. Um arranjo produtivo local sob a perspectiva da teoria da Regulação cultural: o caso do porto digital englobando o portomídia. Organ. Soc. [Internet]. 2020Jun.2 [cited 2024Apr.30];27(93). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/25551

Issue

Section

Articles