Caracterização do Público Lojista de um Centro de Compras no Agreste das Confecções: Tendências Disposicionais e Tensões Administrativas.

Authors

  • Denise Clementino de Souza Universidade Federal de Pernambuco http://orcid.org/0000-0002-8292-5175
  • Thibério Leandro Duarte Martins Universidade Federal de Pernambuco
  • Rick Davidson Silva Paiva Universidade Federal de Pernambuco
  • Marcio Gomes de Sá Universidade Federal de Pernambuco

Keywords:

agreste das confecções, centro de compras, habitus, tendência disposicional, público lojista.

Abstract

Este artigo visa avançar no sentido da caracterização do público lojista, proprietários de negócios e gerentes-responsáveis, de um centro de compras situado em uma região específica do interior do Nordeste brasileiro. Por meio de uma leitura contextualizada da noção de habitus (Bourdieu), toma como objetivos específicos: (1) explorar similaridades e diferenças, em termos de tendências disposicionais administrativas, no referido público; e (2) identificar possíveis focos disposicionais para a tensão existente entre tal público e a administração do empreendimento. Trata-se de um estudo exploratório, onde foram realizadas 159 entrevistas e observações de campo de inspiração etnográfica. Os resultados identificaram três tendências disposicionais administrativas que parecem ser significativamente recorrentes entre os pesquisados, a saber: a) manutenção de práticas próximas à administração-feirante; b) adaptação ao novo ambiente de negócios; e c) hibridismos administrativos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Denise Clementino de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em administração (PROPAD/UFPE). Possui graduação em administração pela UFPE. Professora Adjunta do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. Foi coordenadora de monitoria do referido Centro, vice-coordenadora do Núcleo (Departamento) de Gestão e Coordenadora Setorial de Extensão do CAA. Avaliadora de eventos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e das revistas TPA e O&S. Vice-líder do GEIA - Grupo de Estudos e Intervenções do Agreste.

Thibério Leandro Duarte Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Administração (UFPE)

Rick Davidson Silva Paiva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Administração (UFPE)

Marcio Gomes de Sá, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Sociologia pela Universidade do Minho. Professor Adjunto da UFPE.

Published

2020-06-02

How to Cite

1.
de Souza DC, Martins TLD, Paiva RDS, Sá MG de. Caracterização do Público Lojista de um Centro de Compras no Agreste das Confecções: Tendências Disposicionais e Tensões Administrativas. Organ. Soc. [Internet]. 2020Jun.2 [cited 2024Apr.30];27(93). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/24643

Issue

Section

Articles