Lógicas decisórias e suas implicações para a sustentabilidade nas organizações

Authors

  • Luisa Maria Sarábia Cavenaghi
  • Luciano Munck

Keywords:

Lógicas decisórias, Sustentabilidade, Organizações.

Abstract

O estudo e a compreensão sobre a principal lógica que orienta o processo decisório nas organizações incitam a discussão sobre a existência, ou não, de coerência entre agires organizacionais como definição de objetivos e estratégias e a construção de organizações sustentáveis. A partir dessa reflexão será possível identificar se as ações e decisões organizacionais consideram fatores ambientais, sociais e econômicos concomitantemente, se refletem sobre trade-offs e se visam ao longo prazo. Os autores desse artigo acreditam que uma organização que toma decisões avaliando todos esses aspectos pode ser considerada sustentável. A partir daí será possível antever, traduzir ou rever as consequências das escolhas no curto, médio e longo prazos. Nesse sentido, este artigo foi desenvolvido com o intuito de ampliar o debate e a compreensão sobre como as lógicas decisórias adotadas pelos gestores acabam por determinar os agires organizacionais, os quais podem ou não legitimar os anseios da sustentabilidade corporativa. Inicialmente, elabora-se e apresenta-se reflexões sobre abordagens e lógicas decisórias que podem estar subsidiando as decisões sobre sustentabilidade nas organizações. Na sequência, apresenta-se um quadro teórico sintético que propõe as combinações entre abordagens e perspectivas decisórias referentes a sustentabilidade, bem como, apresenta as implicações de cada combinação sugerida para a gestão nas organizações. A partir do quadro são tecidas análises e reflexões sobre como as lógicas decisórias acabam por determinar resultados positivos ou negativos para aquelas organizações que se declaram sustentáveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luisa Maria Sarábia Cavenaghi

Mestre em Administração - Universidade Estadual de Londrina. (2016). Especialista em Gerenciamento e Planejamento Estratégico - Pontíficia Universidade Católica do Paraná(2005). Bacharel em Administração pela Universidade Unopar.(2012).Graduada em Marketing e Propaganda - Universidade Norte do Paraná - Unopar (2003). Tem como temas de interesse: gestão, organizações, sustentabilidade, sensemaking, processo decisório. Atualmente é docente na Unopar.

Luciano Munck

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil, pós-doutorado pelo Building Sustainable Value Research Centre – Ivey Business School, pela Western University, Canadá, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de Santa Catarina, UFSC, Brasil e graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase nas inter-relações das temáticas Gestão, Competências e Sustentabilidade. Desenvolve estudos, consultorias e pesquisas envolvendo: alinhamento estratégico, gestão da sustentabilidade nas organizacões, aprendizagem e gestão por competências. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina (PPGA-UEL). Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa Competências, Gestão e Sustentabilidade vinculado ao CNPq. Desenvolve pesquisas com publicações nacionais e internacionais em periódicos e anais científicos como IJESD, RAM, RAUSP e ENANPAD.

Published

2019-08-02

How to Cite

1.
Sarábia Cavenaghi LM, Munck L. Lógicas decisórias e suas implicações para a sustentabilidade nas organizações. Organ. Soc. [Internet]. 2019Aug.2 [cited 2024Dec.22];26(91). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/22564

Issue

Section

Articles