Papel social e competências gerenciais do professor do ensino superior: aproximações entre os construtos e perspectivas de pesquisa
Keywords:
Papel Social. Competências Profissionais. Competências Gerenciais. Professor. Ensino Superior.Abstract
Este ensaio tem como objetivo discutir aproximações conceituais entre os construtos “papel social”, “competências profissionais” e “competências gerenciais” do professor do ensino superior. A noção de papel social tem sido usada de forma recorrente e espontaneamente pelos membros das organizações em suas descrições acerca de suas práticas e experiências. Argumenta-se que os papeis sociais que o professor de ensino superior desempenha (docente, pesquisador, gestor, orientador etc.) pautam-se em competências profissionais específicas que podem ser efetivas, ou não, dependendo do seu ambiente e contexto de atuação. Para atingir o objetivo proposto, buscou-se lançar luzes sobre as faces do papel social de professor-gestor e ampliar a discussão sobre esses construtos em um ambiente com atores e dinâmicas bastante peculiares, como o de uma instituição de ensino superior. Ao final, uma agenda de pesquisa que considera aspectos metodológicos e conexões temáticas foi sugerida.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.