Papel social e competências gerenciais do professor do ensino superior: aproximações entre os construtos e perspectivas de pesquisa

Authors

  • Milka Alves Correia Barbosa Universidade Federal de Alagoas; Campus Arapiraca; Curso de Administração.
  • Kely César Martins de Paiva Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Ciências Econômicas; Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
  • José Ricardo Costa de Mendonça Universidade Federal de Pernambuco; PROPAD.

Keywords:

Papel Social. Competências Profissionais. Competências Gerenciais. Professor. Ensino Superior.

Abstract

Este ensaio tem como objetivo discutir aproximações conceituais entre os construtos “papel social”, “competências profissionais” e “competências gerenciais” do professor do ensino superior. A noção de papel social tem sido usada de forma recorrente e espontaneamente pelos membros das organizações em suas descrições acerca de suas práticas e experiências. Argumenta-se que os papeis sociais que o professor de ensino superior desempenha (docente, pesquisador, gestor, orientador etc.) pautam-se em competências profissionais específicas que podem ser efetivas, ou não, dependendo do seu ambiente e contexto de atuação. Para atingir o objetivo proposto, buscou-se lançar luzes sobre as faces do papel social de professor-gestor e ampliar a discussão sobre esses construtos em um ambiente com atores e dinâmicas bastante peculiares, como o de uma instituição de ensino superior. Ao final, uma agenda de pesquisa que considera aspectos metodológicos e conexões temáticas foi sugerida.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-12-26

How to Cite

1.
Barbosa MAC, Paiva KCM de, Mendonça JRC de. Papel social e competências gerenciais do professor do ensino superior: aproximações entre os construtos e perspectivas de pesquisa. Organ. Soc. [Internet]. 2017Dec.26 [cited 2024Jul.1];25(84). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/15167

Issue

Section

Articles