AS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA AFRODESCENDENTES ARTICULADAS A PARTIR DE PARCERIAS INTERSETORIAIS: UMA ANÁLISE ARGUMENTATIVA DO CASO GERAÇÃO XXI
Abstract
Objetiva-se com este trabalho aprofundar o conhecimento sobre as parcerias intersetoriais entre Estado, mercado e sociedade civil, a partir da análise argumentativa de um caso, o projeto Geração XXI, a primeira ação afirmativa para jovens negros no Brasil. Este trabalho utiliza as teorias da argumentação, sobretudo a teoria da ação comunicativa de Habermas, para avaliar a validade dos discursos manifestados pelos diferentes parceiros e a capacidade destes de criar “situações dialógicas” que busquem possíveis soluções por vias argumentativas. O trabalho baseia-se numa pesquisa qualitativa que combinou a observação participante com entrevistas semiestruturadas. A conclusão apontará que, apesar de o projeto ter sido bem gerenciado desde o ponto de vista da racionalidade instrumental, houve falhas na construção de um significado aceitável por todos os colaboradores de conceitos-chave - ação afirmativa, gestão da diversidade e responsabilidade social, bem como nos procedimentos de comunicação institucionalizados, que afetaram negativamente os processos e resultados finais do projeto.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Lorenzo RA. AS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA AFRODESCENDENTES ARTICULADAS A PARTIR DE PARCERIAS INTERSETORIAIS: UMA ANÁLISE ARGUMENTATIVA DO CASO GERAÇÃO XXI. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.14 [cited 2024Nov.22];19(63). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11220
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.