Padrões Estruturados de Cognição e Práticas Estratégicas: um levantamento em organizações religiosas
Keywords:
Organizações religiosas. Padrões estruturados de cognição. Práticas estratégicas. Estratégia de produto. Estratégia de relacionamento.Abstract
O objetivo deste estudo é verificar a relação entre padrões estruturados de cognição e práticas estratégicas. Foram investigadas 60 congregações de uma igreja evangélica. No tratamento dos dados, a análise de cluster apontou dois grupos que diferem em seus valores e Estratégia de Produto, mas não na Estratégia de Relacionamento. Esses clusters foram denominados Tradicionalistas Reativos e Contemporâneos Prospectivos. O primeiro grupo preza pela qualidade, reputação e tradição da igreja e é menos ativo em suas iniciativas de Estratégia de Produto. O segundo cluster dá maior atenção a valores mais modernos e próximos da lógica instrumental da gestão empresarial, e este grupo é mais agressivo nas práticas que estruturam sua Estratégia de Produto. As implicações de tais achados são apresentadas ao final do artigo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Maciel C de O. Padrões Estruturados de Cognição e Práticas Estratégicas: um levantamento em organizações religiosas. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.14 [cited 2024Nov.5];19(60). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11190
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.