Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor
Keywords:
Valores organizacionais. Racionalidades. Terceiro setor. Organizações Não Governamentais.Abstract
Os valores humanos atuam como guias orientando a vida de indivíduos, grupos, organizações e sociedades. Os valores organizam-se em duas dimensões bipolares: Autotranscendência versus Autopromoção e Abertura à Mudança versus Conservação. A primeira se refere, respectivamente, à orientação para o outro versus para si próprio; e a segunda, à valorização da independência de pensamento e ação versus preservação de costumes, de normas e segurança material. Tendo em vista que as racionalidades subjazem às ações, este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre as dimensões bipolares de valores e as racionalidades substantiva e instrumental. Esta pesquisa dedicou-se ao estudo de Organizações do Terceiro Setor, por estas se constituírem em espaço privilegiado para uma atuação baseada na racionalidade substantiva. Optou-se pela estratégia de pesquisa multicaso, empregando técnicas quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram a existência de relação entre racionalidades e as dimensões de valores de Autotranscendência e Autopromoção dos valores organizacionais. Porém, outros fatores, como o momento histórico de surgimento da organização e crenças religiosas, ou espirituais, mostraram-se importantes na explicação da relação encontrada.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Louback JC, Teixeira MLM, Bido D de S. Valores Organizacionais e Racionalidades: uma visita ao Terceiro Setor. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.10 [cited 2024Nov.22];16(49). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11018
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.