Orientação Empreendedora e Competências de Marketing no Desempenho Organizacional: um Estudo em Empresas de Base Tecnológica
Abstract
A relação entre orientação empreendedora, competências diferenciadas de marketing e desempenho organizacional é aqui analisada tendo como objeto as empresas que atuam no setor de base tecnológica da Região Metropolitana do Recife (RMR), cenário reconhecido pela geração de empreendimentos de serviços com tecnologias avançadas. Foi realizado um levantamento exploratório dentre 59 empresas, classificadas por porte e maturidade. Uma forte orientação empreendedora e a maturidade dessas empresas estão positivamente associadas a índices superiores de inovação, proatividade e assunção de risco, além de implicarem em elevados níveis de competência em marketing. Esses fatores revelam-se produtores de incremento de desempenho organizacional. Recomenda-se o desenvolvimento de programas de incentivo e de capacitação que auxiliem a potencializar, de forma diferenciada, as expertises peculiares à vocação e aos interesses estratégicos dos dirigentes, e a aperfeiçoar a maturidade empreendedora vigente em empresas que atuam em setores de alta tecnologia.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Mello SCB de, Paiva Júnior FG de, Souza Neto AF de, Lubi LHO. Orientação Empreendedora e Competências de Marketing no Desempenho Organizacional: um Estudo em Empresas de Base Tecnológica. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.5 [cited 2024Dec.23];13(36). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10829
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.