Literatura, dramatização e formação gerencial: a apropriação de práticas teatrais ao desenvolvimento de competências gerenciais
Keywords:
formação gerencial, competências voláteis, métodos de aprendizagem, teatroAbstract
Quanto mais instável o ambiente de negócios, mais importante se tornam capacidades como a de perceber rapidamente o que ocorre neste contexto em mutação ou de alterar diretrizes estabelecidas (improvisação), ou de entender novos clientes (empatia). A essas competências pouco tangíveis, mas atualmente muito importantes na gestão dos negócios, denominamos "competências voláteis", tendo em vista a dificuldade para apreendê-las, dimensioná-las e avaliá-las. Face à sua natureza intangível, a exploração de competências voláteis parece ser mais viável no campo da formação gerencial. Mas também neste espaço há dificuldades. Por exemplo, as metodologias de ensino-aprendizagem hoje empregadas em processos de formação gerencial parecem não ser as mais adequadas à exploração e à apropriação de competências tão pouco tangíveis. Se é certo que sua exploração ocorre também em muitos campos como o da arquitetura ou do direito ou ainda, da medicina, é no campo da arte, como música, literatura, teatro, cinema, que sua exploração mais sistemática ocorre. Foi essa perspectiva, associada à vivência como docente e profissional em artes cênicas, o que nos fez recorrer às práticas teatrais e às suas possibilidades pedagógicas, como meio de exploração das "competências voláteis".Downloads
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1.
Ruas R. Literatura, dramatização e formação gerencial: a apropriação de práticas teatrais ao desenvolvimento de competências gerenciais. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.4 [cited 2024Dec.23];12(32). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10767
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