Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira

Authors

  • Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo UFMG
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle UFMG
  • Giselle de Souza Mageste
  • Maria José Menezes Brito UFMG

Keywords:

mídia, gênero, negócios

Abstract

Esta pesquisa consiste em uma análise das representações femininas em duas revistas populares de grande circulação no mundo dos negócios. Foram utilizadas técnicas de análise do discurso e de crítica fotográfica mediante as quais se procurou observar as diferentes apresentações das imagens femininas nas revistas selecionadas, indo além da superficialidade da leitura casual e, com o olhar atento aos detalhes, investigando as formas mais veladas de discriminação e preconceito no mercado de trabalho. Para tanto, analisou-se a história do trabalho da mulher ao longo dos anos, as mudanças ocorridas nos papéis sociais dos gêneros e a importância da mídia na construção, desconstrução e difusão de valores sociais. Os resultados obtidos permitiram a construção de uma classificação das principais representações sociais da mulher nas revistas pesquisadas.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

1.
Melo MC de OL, Cappelle MCA, Mageste G de S, Brito MJM. Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira. Organ. Soc. [Internet]. 2014Jun.1 [cited 2024Dec.23];11(31). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709

Issue

Section

Articles