A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas
Abstract
O objetivo deste trabalho é estudar as metáforas como formas de pensar e ver as identidades da organização. Na abordagem empírica dessa problemática, procedeu-se a um estudo de caso em uma empresa do setor de telecomunicações em Minas Gerais - a Telemig. Focalizou-se a história dessa organização durante toda a década de noventa e sua transformação de empresa pública para filial de uma holding privada. Na construção das narrativas sobre essa transformação, pode-se observar nos grupos estudados algumas metáforas que buscavam descrever o como as pessoas viam a empresa e como elas se identificavam com ela. Assim, para a alta administração a empresa é identificada como a número um ou referência; para o sindicato como a caverna e a grande pecadora; para os gerentes como grande família e vaca leiteira; e para os técnicos como a mãe e a madrasta.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Carrieri A de P. A transformação das identidades uma empresa de telecomunicações antes e depois de sua privatização: um estudo de metáforas. Organ. Soc. [Internet]. 2014May29 [cited 2024Dec.23];9(23). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10593
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.