Liderança e Mediação da Identidade: a palavra dos líderes e a voz da mídia
Abstract
Este artigo examina o discurso de dois líderes - Carlinhos Brown e Vovô do Ilê - na elaboração de si mesmos e na projeção de representações para a construção de identidades, através da gestão de duas ongs baianas: a Associação Pracatum e o Ilê Aiyê, situadas nas comunidades do Candeal e do Curuzu-Liberdade, em Salvador (Ba). A aproximação de liderança e identidade, conceitos marcados por perspectivas analíticas diversas, estabelece-se pela noção de mediação, inerente a qualquer sistema de representação, e entendida enquanto um processo que instrumentaliza poderes e saberes no âmbito organizacional. Focaliza duas instâncias mediadoras: o discurso das lideranças e as representações efetivadas pela mídia impressa local - jornais A Tarde e Correio da Bahia - na década de 90, período de consolidação dessas ongs no âmbito da indústria cultural baiana. E verifica as possíveis semelhanças e defasagens entre a autopercepção dos líderes (imagem desejada ou privada) dos anseios e carências de suas comunidades de origem e a percepção dos mesmos pela mídia impressa local (imagem transmitida ou pública), através de procedimentos quantitativos e qualitativos, como a análise de conteúdo (Bardin, 1977) e a construção da Imagem em 3D (Brault, 1993), sobre um total de 515 matérias jornalísticas.Downloads
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1.
Ferraz MAV, Fischer T. Liderança e Mediação da Identidade: a palavra dos líderes e a voz da mídia. Organ. Soc. [Internet]. 2014May29 [cited 2024Nov.7];8(22). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10592
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