Investimento Social das Empresas: Cooperação Organizacional num Espaço Compartilhado
Abstract
Este artigo é fruto de um estudo que busca identificar características de estruturas organizacionais através das quais empresas investem sistematicamente em ações voltadas para a comunidade no Brasil. Identifica também tipos de cooperação entre estruturas organizacionais de empresas e estruturas voltadas para a área social e elementos que influenciam esses tipos de cooperação. É um estudo exploratório, comparativo, de natureza qualitativa, que utiliza como referência vinte organizações integrantes do GIFE - Grupo de institutos, Fundações e Empresas. Baseia-se em conceitos relacionados ao investimento social das empresas e às relações interorganizacionais de cooperação. Entre as conclusões, destaca-se que os modelos de atuação nessa área no Brasil caracterizam-se pela heterogeneidade e hibrismo, e então em transformação, numa pluralidade de formas e relações característica do atual cenário organizacional. São exemplos claros da imprecisão dos limites entre público e privado e dos tipos diferenciados de organização geradas no espaço de integração pelo bem comum. Identifica-se também que algumas condições devem ser desenvolvidas para que as virtudes das relações de cooperação interorganizacional sejam potencializadas.Downloads
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1.
Schommer PC. Investimento Social das Empresas: Cooperação Organizacional num Espaço Compartilhado. Organ. Soc. [Internet]. 2014May24 [cited 2024Dec.23];7(19). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10524
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