Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura
Keywords:
Caso para o Ensino, Administração, Métodos do EnsinoAbstract
Neste artigo sugere-se que o relato do caso para o ensino pode ser melhorado com o apoio da literatura. Comenta-se os tipos sendo utilizados: o caso-pesquisa (ou background case) que leva à discussão de conceitos e, em mais detalhe, o caso Harvard que apresenta situações específicas com o objetivo de desenvolver habilidades analíticas nos alunos. Finalmente, propõe-se a elaboração de histórias curtas para uso no ensino. Estas permitem apresentar situações dramáticas, com ênfase em sentimentos e emoções humanos. Seu uso torna possível trabalhar aspectos políticos e emocionais da vida nas organizações, incluindo o processo de tomada de decisões. A discussão gerada por histórias deste teor apresenta as seguintes características, segundo um grupo de participantes de um seminário de casos em 1996: "é mais dinâmica, aponta novas questões; estimula a interpretação pessoal, imaginação e reflexão; permite inferências, estimula a busca de pistas, mos¬tra a realidade de maneira complexa e dinâmica".Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
1.
Roesch SMA. Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura. Organ. Soc. [Internet]. 2014May15 [cited 2024Dec.23];4(8). Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10312
Issue
Section
Articles
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
The O&S adopts a Creative Commons Attributions License 4.0 in all published works, except where specifically indicated by copyright holders.