MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/revdirsex.v2i2.45132Resumen
Este artigo reflete as condições do ser mulher na sociedade, assim como, os atravessamentos e experiências causadas por conta do cenário devastador da pandemia por COVID-19. Em que a sobrecarga do feminino, a divisão sexual do trabalho e os marcadores estruturantes sociais sobre os papéis masculinos e femininos, contribuíram nas trajetórias do cuidar dirigindo esta tarefa ao feminino. Desta maneira, com a conjuntura pandêmica a violência de sobrecarga que se inicia no lar, agora mede forças com o espaço público em que o contexto do Home Office reúne os dois espaços e funções opostas em um resultado exaustivo e adoecedor paras as mulheres, que são afetadas de maneiras distintas levando em conta os aspectos raciais e de classe. Diante disso, o artigo retrata como a esfera do lar é considerado um trabalho não remunerado, mas que, sobretudo, ampara as estruturas do patriarcado e consequentemente o capital simbólico. Com a finalidade de analisar e identificar as construções sociais e simbólicas sobre o papel do cuidado de modo descritivo e qualitativo pautado nos estigmas sociais ao gênero e sobre a solidão da pandemia do cuidado. Para isso, serão utilizados referenciais teóricos a partir de vozes feministas da contemporaneidade, dispostas em seções, com o objetivo de compreender as cargas seculares e a solidão das mulheres, especialmente negras, carregadas de “Dororidades”.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 ambos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
- A Revista se reserva o direito de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de suas exclusivas responsabilidades.
- Os direitos de licenciamento utilizado pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. São permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remixar, transformar e readaptar o trabalho original para todos os fins, inclusive comerciais), desde que lhe atribuam o devido crédito pela publicação inicial neste periódico.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação, uma vez que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).