MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃO

Autores

  • Ana Caroline Oliveira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.9771/revdirsex.v2i2.45132

Resumo

Este artigo reflete as condições do ser mulher na sociedade, assim como, os atravessamentos e experiências causadas por conta do cenário devastador da pandemia por COVID-19. Em que a sobrecarga do feminino, a divisão sexual do trabalho e os marcadores estruturantes sociais sobre os papéis masculinos e femininos, contribuíram nas trajetórias do cuidar dirigindo esta tarefa ao feminino. Desta maneira, com a conjuntura pandêmica a violência de sobrecarga que se inicia no lar, agora mede forças com o espaço público em que o contexto do Home Office reúne os dois espaços e funções opostas em um resultado exaustivo e adoecedor paras as mulheres, que são afetadas de maneiras distintas levando em conta os aspectos raciais e de classe. Diante disso, o artigo retrata como a esfera do lar é considerado um trabalho não remunerado, mas que, sobretudo, ampara as estruturas do patriarcado e consequentemente o capital simbólico. Com a finalidade de analisar e identificar as construções sociais e simbólicas sobre o papel do cuidado de modo descritivo e qualitativo pautado nos estigmas sociais ao gênero e sobre a solidão da pandemia do cuidado. Para isso, serão utilizados referenciais teóricos a partir de vozes feministas da contemporaneidade, dispostas em seções, com o objetivo de compreender as cargas seculares e a solidão das mulheres, especialmente negras, carregadas de “Dororidades”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Caroline Oliveira da Silva

Bacharela em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (UFRB), aluna especial de mestrado do Programa Multidisciplinar de Pós- Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (CEAO-UFBA), Pós- graduanda em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade (DIHS/ENSP/FIOCRUZ) integrante do grupo de pesquisa Direito e Sexualidade (UFBA- CNPq), integra a equipe Promotoras Legais Populares (Coletivo Madás - UFBA) integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidade (NuCuS- UFBA) nas linhas de Gênero e Sexualidade na Educação e Processos de Subjetivação, Raça, Gênero e Sexualidade. E-mail:anacarolineos53@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, A. C. MULHERES, UMA EXPERIÊNCIA DE DORES E RETROCESSOS PANDÊMICOS: A DIFUSÃO DO CUIDADO E DA SOLIDÃO. Revista Direito e Sexualidade, Salvador, v. 2, n. 2, 2021. DOI: 10.9771/revdirsex.v2i2.45132. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/45132. Acesso em: 20 abr. 2024.