OS DIREITOS E GARANTIAS DOS REFUGIADOS LGBTS NA ATUALIDADE

Autores

  • Jamile Gonçalves Calissi Universidade de Araraquara - UNIARA; Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Cristina Veloso de Castro Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Edmundo Alves de Oliveira Universidade de Araraquara - UNIARA

DOI:

https://doi.org/10.9771/revdirsex.v2i1.44704

Resumo

O presente artigo diz respeito aos refugiados LGBTs na contemporaneidade e em nível global. Respostas para as perguntas de quem são eles, quais os órgãos de proteção aos mesmos, quais são os direitos e garantias fundamentais oferecidas a essa população e os casos concretos que ilustram o assunto, além de dados e informações que, numérica e concretamente, mostrem a quantidade de pessoas que sobrevivem diante desta situação e circunstâncias, são encontradas na referida pesquisa. O objetivo principal é explanar e informar à comunidade em geral, e, principalmente, à acadêmica, acerca do tema, a fim de dar-lhe conhecimento amplo, já que não é comumente tratado. O estudo possui um caráter qualitativo, em que foram colhidas sobre a matéria em questão tudo o que se precisa saber para entendê-la e formar um alicerce textual, conjuntamente ao uso do método bibliográfico-teórico e o caráter dedutivo, usando-se fontes de pesquisa tanto primária quanto secundária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamile Gonçalves Calissi, Universidade de Araraquara - UNIARA; Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Doutorado e Mestrado (Bolsista Integral CAPES) em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Bauru (CEUB-ITE). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Graduação em Direito pelas Faculdades Integradas de Jaú - Fundação Educacional Dr. Raul Bauab. Professora de Educação Superior, Nível IV - Grau A, do quadro de pessoal da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba. Coordenadora do grupo de Pesquisa em Direito Constitucional Contemporâneo, Constitucionalismo Global e Globalização da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), jamile.calissi@uemg.br. Professora Titular no Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos da Universidade de Araraquara (UNIARA), jgcalissi@uniara.edu.br. Professora das Faculdades Integradas de Jaú - Fundação Educacional Dr. Raul Bauab.

Cristina Veloso de Castro, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Pós-doutorado em Direito e Saúde, pela Universidade de Messina, Itália. Doutorado em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Bauru (CEUB-ITE). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais da Universidade Brasil - Campus de Fernandópolis. Professora de Direito Constitucional na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG.

Edmundo Alves de Oliveira, Universidade de Araraquara - UNIARA

Doutorado e Mestrado em Sociologia, Especialização em Administração Pública e Graduação em Ciências sociais - Licenciatura e Bacharelado, além de diversos curso de aperfeiçoamento (1996-2002). Tem experiência docente desde 1998, em diversas instituições de Ensino Superior Particulares, além da UNESP de Araraquara e UFSCAR. Tem Experiência de pesquisas (financiadas pelo Cnpq, Capes e Funadesp) na área de Ciências Sociais Aplicada, com ênfase em Análise de Políticas Públicas e Processo Decisório e Gerencial, bem como, desenvolveu pesquisas sobre a temática da violência infanto- juvenil e identidade ético-racial. Atualmente é Coordenador do Programa de Mestrado em Direito- Gestão de Conflitos da Universidade de Araraquara- UNIARA, Coordenador Geral do NEAD da Universidade de Araraquara, Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UNIARA). Professor do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Araraquara e Professor titular da Graduação da Universidade de Araraquara. Atuou como membro da CPA e do Comitê de Ética em Pesquisa. Foi membro da Coordenação editorial da revista Cadernos de Campo- UNESP. É autor de livros e artigos em livros, revistas e jornais. Atua como Membro do Conselho Municipal de Segurança de Araraquara e desenvolve atividades junto a ONGs que tratam de Políticas Públicas e da questão da exclusão social.

Referências

A luta de refugiados que pedem asilo por sua orientação sexual. Disponível em: <<https://www.huffpostbrasil.com/2016/01/04/a-luta-de-refugiados-que-pedem-asilo-por-sua-orientacao-sexual_a_21691398/>. Acesso em 03 mai. 2018.

Abrigo mexicano acolhe pessoas refugiadas LGBTI. 2017. Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/2017/08/31/abrigo-mexicano-acolhe-pessoas-refugiadas-lgbti/>. Acesso em: 13 abr. 2018

BANDEIRA, Regina. Casamento homoafetivo: norma completa quatro anos 2017. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/84740-lei-sobre-casamento-entre-pessoas-do-mesmo-sexo-completa-4-anos>. Acesso em: 03 mai. 2018.

BRASIL. Constituição, 05 de outubro de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.

CHARLEAUX, João Paulo. Qual o lugar dos refugiados gays no mundo. 2016. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/04/22/Qual-o-lugar-dos-refugiados-gays-no-mundo>. Acesso em: 19 abr. 2018.

Dados sobre Refúgio. 2017. Disponível em: <http://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio>. Acesso em: 13 abr. 2018.

FRANÇA, Isadora Lins. Refugiados LGBTI”: direitos e narrativas entrecruzando gênero, sexualidade e violência. 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332017000200307&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 03 mai. 2018.

GORISCH, Patrícia. O Brasil Como Estado De Origem Para Refugiados LGTBI: Contradição Entre Âmbitos Interno E Externo. 2016. Disponível em: <http://www.seminario2016.abri.org.br/resources/anais/23/1474655631_ARQUIVO_Brasilcomoestadodeorigemedeasilopararefugiadoslgbti.pdf>. Acesso: 28 abr. 2018.

JUBILUT, Liliana. O Direito Internacional dos Refugiados: e sua Aplicação no Ordenamento Jurídico Brasileiro. São Paulo: Método, 2007.

LEMOS, Karen. Refugiados LGBTs sofrem com perseguição e preconceito até entre seus conterrâneos. 2017. Disponível em: <http://noticias.band.uol.com.br/noticias/100000864596/refugiados-lgbts-sofrem-preconceito-ate-entre-seus-conterraneos.html>. Acesso em: 01 fev. 2018.

LOPES, José Reinaldo de Lima. et al. Em defesa dos direitos sexuais. 1ª ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

O que são os direitos humanos? Disponível em: <https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/>. Acesso em: 13 abr. 2018.

RIOS, Roger Raupp. A homossexualidade no Direito. 1ª ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

SOARES. Ricardo Maurício Freire Soares. O princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. 1ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

CALISSI, J. G.; DE CASTRO, C. V.; DE OLIVEIRA, E. A. OS DIREITOS E GARANTIAS DOS REFUGIADOS LGBTS NA ATUALIDADE. Revista Direito e Sexualidade, Salvador, v. 2, n. 1, 2021. DOI: 10.9771/revdirsex.v2i1.44704. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/44704. Acesso em: 18 abr. 2024.