Existe um gap entre o conteúdo formativo da disciplina de controladoria e o perfil exigido pelo mercado de trabalho em Santa Catarina?
DOI:
https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v15i0.42196Palavras-chave:
Controladoria. Controller. Formação acadêmica. Mercado de trabalho.Resumo
O estudo objetivou analisar a existência de um gap entre os conteúdos abordados na ementa da disciplina de controladoria nos cursos de Ciências Contábeis e o perfil do controller exigido pelo mercado de trabalho de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental e qualitativa. A amostra final compreendeu 15 IES de Santa Catarina e 45 vagas de empregos ofertadas e correlatas à controladoria. A coleta de dados realizou-se por meio dos sítios eletrônicos das IES e o envio de e-mail aos coordenadores de curso com a finalidade de obter a ementa da disciplina de controladoria. Os anúncios de vagas foram obtidos pelo site LinkedIn para identificar as atribuições requisitadas pelo mercado. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apresentaram que o mercado exige formação acadêmica multidisciplinar, enquanto a disciplina volta-se a aspectos mais conceituais e teóricos acerca da atividade de controladoria. Assim, conclui-se a existência de um gap entre o conteúdo ministrado na disciplina de controladoria e o perfil requerido pelo mercado de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.