Managerial Economics Versus Managerial Accounting: Um Estudo à Procura de Suas Semelhanças ou Divergências
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i2.3261Palavras-chave:
Contabilidade gerencial. Processo decisório. Comparabilidade.Resumo
Dentre os conhecimentos utilizados por gestores se encontram a Managerial Economics e a Managerial Accounting. Estas duas disciplinas se dedicam a estudar a tomada de decisões no ambiente de negócios. Este estudo possui o objetivo de levantar as diferenças e similaridades entre estas duas disciplinas, tentando identificar pontos que possam estabelecer uma possível interação entre elas. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, onde foi analisado o conjunto de livros e artigos destinados ao estudo dessas disciplinas. No seu desenvolvimento, a partir das referências levantadas pela revisão bibliográfica, o estudo elaborou uma comparação entre as disciplinas em relação a três itens relacionados ao processo de tomada de decisão: a) escopo de atuação, b) amplitude temporal e c) critérios de definição de custos. O conjunto de referências levantadas pela revisão bibliográfica e a comparação, proporcionou a identificação de algumas diferenças entre as duas disciplinas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-08-01
Como Citar
Rodrigues, A. (2008). Managerial Economics Versus Managerial Accounting: Um Estudo à Procura de Suas Semelhanças ou Divergências. Revista De Contabilidade Da UFBA, 2(2), 60–71. https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i2.3261
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.