Gestão Ambiental em Instituição de Ensino superior na Visão de seus Dirigentes
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i1.2589Palavras-chave:
Gestão ambiental. Responsabilidade social. Instituição de Ensino Superior.Resumo
O trabalho objetiva descrever a gestão ambiental em Instituição de Ensino Superior comunitária, na visão de seus dirigentes. Partiu-se da premissa de que a gestão ambiental não se restringe mais a um determinado grupo de empresas que se utilizam dos recursos naturais para o desenvolvimento de suas atividades, mas estende-se à qualquer tipo de organização e comunidade em geral. Em vista disso, realizou-se um estudo exploratório, por meio de estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior (IES) filantrópica e comunitária, com abordagem qualitativa dos dados. Os resultados da pesquisa mostram que, assumir ou não essa responsabilidade depende das crenças e valores dos principais dirigentes da IES, visto que são eles os tomadores das decisões. Seus princípios e práticas com relação ao meio ambiente são fundamentais no tratamento dos impactos ambientais causados pela IES. Conclui-se que às IES, principalmente por serem provedoras e disseminadoras de conhecimento, recai também a responsabilidade pela proteção e qualidade do meio ambiente onde estão inseridas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-05-01
Como Citar
Boff, M. L., Oro, I. M., & Beuren, I. M. (2008). Gestão Ambiental em Instituição de Ensino superior na Visão de seus Dirigentes. Revista De Contabilidade Da UFBA, 2(1), 4–13. https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i1.2589
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2008 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.