A Influência das Dimensões dos Custos de Transação na Percepção dos Produtores de Cafés Especiais no Planalto da Conquista
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v18i1.63497Keywords:
Custos de transação, Especificidade dos ativos, Frequência, Incerteza, Cafés especiaisAbstract
O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo somente para a água, e o Brasil ocupa a posição de líder mundial na produção primária desse grão. Para além da relevância agrícola, a atividade produtiva do café é um segmento com importante função socioeconômica no Estado da Bahia, especialmente para a região do Planalto da Conquista, envolvendo agricultores familiares no desenvolvimento de uma atividade produtiva de extrema relevância para a geração de renda e a fixação do homem no meio rural, o que reforça a importância de um ambiente institucional de boa governança neste mercado. O objetivo do estudo consiste em analisar como as dimensões dos custos de transação influenciam na percepção dos produtores de cafés especiais na região do Planalto da Conquista para propor melhorias ao processo. Trata-se de pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados através de entrevista individual semiestruturada, e analisados por meio da análise de conteúdo do tipo categorial. A pesquisa em tela propõe, a partir dos pressupostos comportamentais do oportunismo e racionalidade limitada, um modelo de análise dos Custos de Transação a partir de 03 (três) dimensões estruturais: Frequência, Incerteza e Especificidades dos Ativos. Os resultados confirmaram os pressupostos de que o vínculo às cooperativas reduz comportamentos oportunistas e que, a partir das dimensões de frequência e incerteza, quanto maior a participação do agente, maior o grau de confiança do produtor. Conclui-se em relação à especificidade dos ativos, o maior impacto foi da especificidade geográfica. Verificou-se ainda aderência do processo de contratação ao processo contratual implícito. A análise da incerteza apontou que a menor previsibilidade (maior impacto nos CT) encontra-se nas fases de produção (climáticas) e comercialização (preço de venda).
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