ASPECTOS CONTÁBEIS DO CRÉDITO DE CARBONO EM UMA EMPRESA PRODUTORA DE ENERGIA LIMPA
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v7i1.6137Keywords:
Crédito de Carbono, Tratamento Contábil, Mecanismo de Desenvolvimento LimpoAbstract
Este artigo tem como objetivo investigar a contabilização das negociações dos créditos de carbono na empresa Lages Bioenergética Ltda, nos anos de 2007 a 2011. A pesquisa caracteriza-se como sendo estudo de caso de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Os resultados demonstraram que (i) a Lages obtém crédito de carbono por ser uma receita adicional, além de contribuir para a imagem da empresa; (ii) a aquisição do crédito de carbono passa por um longo processo de projeção e análise e profissionais da área formulam o projeto de MDL; (iii) a receita é reconhecida pelos recebimento dos créditos e os custos lançados no exercício em que ocorrem. A Lages Bioenergética faz o reconhecimento das negociações com o crédito de carbono no momento em que elas ocorrem. Desta forma, não incorre ao erro ao demonstrar valores arbitrários em seus demonstrativos, já que não há uma regulamentação própria para negociações deste instrumento.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-09-20
How to Cite
Folster, A., & Ferreira, L. F. (2013). ASPECTOS CONTÁBEIS DO CRÉDITO DE CARBONO EM UMA EMPRESA PRODUTORA DE ENERGIA LIMPA. Revista De Contabilidade Da UFBA, 7(1), 5–19. https://doi.org/10.9771/rcufba.v7i1.6137
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2013 Revista de Contabilidade da UFBA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.