Desempenho do Setor de Franquias no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.38468Keywords:
Análise de Investimento. Setor de Franquias. Contexto Brasileiro.Abstract
O artigo analisou o desempenho financeiro do Setor de Franquias no Brasil com base no seu faturamento, investimento e payback médios. Os dados foram coletados através da Associação Brasileira de Franchising. Realizou-se uma verificação quantitativa por meio de um modelo de regressão múltipla. Em uma análise descritiva inicial observou-se que, no universo de 196 franquias, os seguimentos “serviços educacionais”, “alimentação”, “saúde, beleza e bem-estar”, e “moda” constituíram os mais representativos dentre os onze pesquisados. Em relação ao faturamento, no período de 2010 a 2016, esta atividade apresentou um desempenho crescente e contínuo. NA análise quantitativa os resultados indicaram que o valor do investimento, do payback e do faturamento não crescem nas mesmas proporções, porém pode-se perceber que o comportamento do investimento explica o faturamento, diferentemente da variável payback que não se mostrou significativa. Com a pesquisa foi possível obter uma maior compreensão sobre as nuances desta atividade no Brasil.
Downloads
References
ALEXANDER, N.; SILVA, M. L. Emerging markets and the internationalization of retailing: the Brazilian experience. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 30, n. 6, p. 300-314, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Disponível em: http://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/. Acesso em: 19 de jul. de 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Disponível em: http://www.abf.com.br/a-abf/regionais/. Acesso em: 19 de jul. de 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Desempenho do Franchising – 2016. Disponível em: http://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2017/06/Desempenho-do-Franchising-2016-Internacionalizacao-2.pdf. Acesso em: 19 de jul. de 2017.
BENASSI, F. Fatores determinantes para a qualidade nas redes de franquias do segmento de alimentação no Brasil. Revista Análise, v. 14, n. 2, p. 5-28, 2019.
BRANDT, E. A. Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast-food no Brasil: porter x miles & snow x mintzberg. Estratégia e Negócios, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 159-176, jul./dez. 2008.
BRETAS, V. P.; GALETTI, J. R.; ROCHA, T. V. Fatores relacionados a internacionalização das redes de franquias brasileiras: dispersão geográfica e pertencimento a grupos. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext), v. 14, n. 1, p. 1-12, 2019.
BRUNI, A. L.; FAMÁ, R.; SIQUEIRA, J. O. Análise do risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do método de Monte Carlo. Caderno de pesquisas em Administração, v. 1, n. 6, p. 62-75, 1998.
CABRAL, L. C. et al. Posicionamento estratégico e inovação em empresa do setor de fast-food: um estudo de caso na Mini Kalzone. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p.55-66, 2009.
CAMARGO, C. Análise de investimentos e demonstrativos financeiros. Curitiba – Ibpex, 2007.
CASTROGIOVANNI, G. J.; JUSTIS, R. T. Strategic and contextual influences on firm growth: an empirical study of franchisors. Journal of Small Business Management, v. 40, n. 2, p.98-108, 2002.
COMBS, J. G. et al. Antecedents and consequences of franchising: Past accomplishments and future challenges. Journal of Management, v. 37, n. 1, p. 99-126, 2011.
COSTA, A. C. S. et al. Aspirações empreendedoras ao franchising como primeiro negócio por alunos de administração e do curso de formação de oficiais da academia de polícia. Revista da Faculdade de Administração e Economia -ReFAE, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 254-274, 2013.
DAL-SOTO, F. et al. Análise da estratégia de investimento direto no exterior da TOTVS, Revista de Administração, Contabilidade e Economia - RACE, Joaçaba - SC, v. 13, n. 3, p. 1031-1060, set./dez. 2014.
DANTAS, M. L. R. et al. Um modelo de avaliação do relacionamento franqueador-franqueado com base nas lacunas da qualidade do serviço: um estudo de caso em ema rede do setor farmacêutico, Revista de Administração, Contabilidade e Economia - RACE, Joaçaba - SC, v. 14, n. 2, p. 677-706, maio/ago. 2015.
FIORESE, L; SULZBACH, M.; SILVA, R. M. Análise da viabilidade de uma empresa de multimídia em Lajeado/RS: TIR, PAYBACK E VPL. Administração de Empresas em Revista, v. 3, n. 21, 2020.
GILLIS, W. E.; COMBS, J. G. Franchisor strategy and firm performance: Making the most of strategic resource investments. Business Horizons, v. 52, n. 6, p. 553-561, 2009.
GONÇALVES, T. R. et al. Relevância dos custos na análise da sensibilidade em novo empreendimento. XXVII Congresso Brasileiro de Custos – Associação Brasileira de Custos, 09 a 11 de novembro de 2020.
HARIF, M. A. A. M. & PERRY, C. Using Action Research in Business: Developing New Practical Framework of Financial Planning Process for a New Franchise System. Journal of Business Management and Accounting, v. 6, n. 1, p. 29-45, 2016.
ISAAC, V. R.; MELO, P. L. R.; BORINI, F. M. Redes de franquias estrangeiras e domésticas em um mercado emergente: análise comparativa. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, p. 46-69, 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 19 de jul. de 2017.
INTERNATIONAL FRANCHISE ASSOCIATION. Disponível em: http://www.franchise.org/what-is-a-franchise. Acesso em: 19 de jul. de 2017.
LACERDA, R. A. A.; LIMA, N. C.; SOUZA, G. H. de. Custos previstos versus custos reais: O caso de uma franquia de fast-foods. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 84-99, jan./abr. 2015.
LEI Nº 13.966, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2019 Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13966.htm. Acesso em: 12 de fev. de 2021.
LEFLEY, F. The payback method of investment appraisal: A review and synthesis. International Journal of Production Economics, v. 44, n. 3, p. 207-224, 1996.
LEONI, N. M. C. P. G. A dimensão física das pequenas e médias empresas (P. M. E’s): à procura de um critério homogeneizador. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 31, n. 2, p.53-59, abr./jun. 1991.
LIMA JÚNIOR, A. S.; LUNA, R. M.; SOUSA, A. R. Evolução do sistema de franquias no Brasil. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 94-112, jan./abril. 2012.
MACEDO, M. A. S. da.; SOUZA, M. A. F. de.; ROSADAS, L. A. Decisões de investimento em franquias de alimentação: uma análise estratégica multicriterial com base na análise envoltória de dados (DEA). Seminários em Administração FEA-USP, 2005.
MACHADO, H. V.; ESPINHA, P. G. Empreendedorismo e franchising: uma combinação que garante a sobrevivência? Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review), v. 11, n. 4, p.131-153, 2010.
MELO, P. L. R. Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucional. 2012. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2012.
MELO, P. L. R.; BORINI, F. M.; CUNHA, J. A. C. Percepções de valor e elementos estruturantes das microfranquias. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 3, 2014.
MINKLER, A. P. Why firms franchise: A search cost theory. Journal of Institutional and Theoretical Economics (JITE), v.148, n.2, p.240-259, 1992.
OLIVEIRA, J. C.; SCARINCI, R. D. Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017. Estudos do CEPE, p. 131-144, 2018.
OLIVO, R.L.M., NASCIMENTO, P.T.S., SALES, G.A.W. et al. The Brazilian Franchising Puzzle: What Explains Network Quality, Growth and Franchisees’ Satisfaction, Glob J Flex Syst Manag. v. 21, p. 9–93, 2020.
ORTEGA, R. P. et al. Atendimento dos interesses do stakeholder franqueado e sua relação com o desempenho financeiro em redes de franquias. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 9, Ed. Especial Engema, p.24-38, 2016.
PORTAL DO FRANCHISING. Cartilha – O que é Franquia. Disponível em: http://www2.portaldofranchising.com.br/central/Content/UploadedFiles/Arquivos/PDFs/O-que-e-franquia.pdf. Acesso em: 19 de jul. de 2017.
GOMES, L. R., e LONGHINI, T. M.. “Análise De Viabilidade econômico-Financeira De Franquia De Artigos De Presentes E decoração”. Revista Vianna Sapiens, v. 11, n. 2, 2020.
RIBEIRO, F. C. F.; MELO, P. L. R. O processo de internacionalização da rede de franquias “O Boticário” no mercado norte-americano. FACEF Pesquisa-Desenvolvimento e Gestão, v. 10, n. 3, p. 299-308, 2010.
SILVA, I. D. A. O. A eficiência das redes de franquias no Brasil: uma análise sob as óticas do franqueado e do franqueador. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.
SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. Coleção Os Economistas. São Paulo: Nova Cultura, 1997.
SHANE, S.; SHANKAR, V.; ARAVINDAKSHAN, A. The effects of new franchisor partnering strategies on franchise system size. Management Science, v. 52, n. 5, p. 773-787, 2006.
SORENSON, O.; SORENSEN, J. B. Finding the right mix: Franchising, organizational learning, and chain performance. Strategic Management Journal, v. 22, n. 6‐7, p. 713-724, 2001.
WELSH, D. HB; ALON, I.; FALBE, C. M. An examination of international retail franchising in emerging markets. Journal of small Business management, v. 44, n. 1, p. 130-149, 2006.
VITORINO, S. L. et al. Glossário do Sistema Brasileiro de Franquias: Termos Técnicos e Científicos. International Journal of Professional Business Review: Int. J. Prof. Bus. Rev., v. 3, n. 2, p. 283-323, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista de Contabilidade da UFBA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.