Desempenho do Setor de Franquias no Brasil

Authors

  • Patrícia Lacerda Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Deborah Chaussê Freitas Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba.
  • Lizandra Ferreira Silva Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba.
  • Maria Natalice Francelino da silva Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba.
  • Aldo Leonardo Cunha Callado Doutor em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Professor Associado do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba. Atua como Professor Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal da Paraíba e no Programa de Pós-Graduação em Controladoria (PPGC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. https://orcid.org/0000-0002-5393-6094

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.38468

Keywords:

Análise de Investimento. Setor de Franquias. Contexto Brasileiro.

Abstract

O artigo analisou o desempenho financeiro do Setor de Franquias no Brasil com base no seu faturamento, investimento e payback médios. Os dados foram coletados através da Associação Brasileira de Franchising. Realizou-se uma verificação quantitativa por meio de um modelo de regressão múltipla. Em uma análise descritiva inicial observou-se que, no universo de 196 franquias, os seguimentos “serviços educacionais”, “alimentação”, “saúde, beleza e bem-estar”, e “moda” constituíram os mais representativos dentre os onze pesquisados. Em relação ao faturamento, no período de 2010 a 2016, esta atividade apresentou um desempenho crescente e contínuo. NA análise quantitativa os resultados indicaram que o valor do investimento, do payback e do faturamento não crescem nas mesmas proporções, porém pode-se perceber que o comportamento do investimento explica o faturamento, diferentemente da variável payback que não se mostrou significativa. Com a pesquisa foi possível obter uma maior compreensão sobre as nuances desta atividade no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Patrícia Lacerda Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Administração no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal da Paraíba.

Professora Substituta na Universidade Federal da Paraíba.

References

ALEXANDER, N.; SILVA, M. L. Emerging markets and the internationalization of retailing: the Brazilian experience. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 30, n. 6, p. 300-314, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Disponível em: http://www.abf.com.br/numeros-do-franchising/. Acesso em: 19 de jul. de 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Disponível em: http://www.abf.com.br/a-abf/regionais/. Acesso em: 19 de jul. de 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. Desempenho do Franchising – 2016. Disponível em: http://www.abf.com.br/wp-content/uploads/2017/06/Desempenho-do-Franchising-2016-Internacionalizacao-2.pdf. Acesso em: 19 de jul. de 2017.

BENASSI, F. Fatores determinantes para a qualidade nas redes de franquias do segmento de alimentação no Brasil. Revista Análise, v. 14, n. 2, p. 5-28, 2019.

BRANDT, E. A. Truelo de tipologias estratégicas na arena das franquias de fast-food no Brasil: porter x miles & snow x mintzberg. Estratégia e Negócios, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 159-176, jul./dez. 2008.

BRETAS, V. P.; GALETTI, J. R.; ROCHA, T. V. Fatores relacionados a internacionalização das redes de franquias brasileiras: dispersão geográfica e pertencimento a grupos. Revista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext), v. 14, n. 1, p. 1-12, 2019.

BRUNI, A. L.; FAMÁ, R.; SIQUEIRA, J. O. Análise do risco na avaliação de projetos de investimento: uma aplicação do método de Monte Carlo. Caderno de pesquisas em Administração, v. 1, n. 6, p. 62-75, 1998.

CABRAL, L. C. et al. Posicionamento estratégico e inovação em empresa do setor de fast-food: um estudo de caso na Mini Kalzone. Revista de Negócios, Blumenau, v. 14, n. 4, p.55-66, 2009.

CAMARGO, C. Análise de investimentos e demonstrativos financeiros. Curitiba – Ibpex, 2007.

CASTROGIOVANNI, G. J.; JUSTIS, R. T. Strategic and contextual influences on firm growth: an empirical study of franchisors. Journal of Small Business Management, v. 40, n. 2, p.98-108, 2002.

COMBS, J. G. et al. Antecedents and consequences of franchising: Past accomplishments and future challenges. Journal of Management, v. 37, n. 1, p. 99-126, 2011.

COSTA, A. C. S. et al. Aspirações empreendedoras ao franchising como primeiro negócio por alunos de administração e do curso de formação de oficiais da academia de polícia. Revista da Faculdade de Administração e Economia -ReFAE, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 254-274, 2013.

DAL-SOTO, F. et al. Análise da estratégia de investimento direto no exterior da TOTVS, Revista de Administração, Contabilidade e Economia - RACE, Joaçaba - SC, v. 13, n. 3, p. 1031-1060, set./dez. 2014.

DANTAS, M. L. R. et al. Um modelo de avaliação do relacionamento franqueador-franqueado com base nas lacunas da qualidade do serviço: um estudo de caso em ema rede do setor farmacêutico, Revista de Administração, Contabilidade e Economia - RACE, Joaçaba - SC, v. 14, n. 2, p. 677-706, maio/ago. 2015.

FIORESE, L; SULZBACH, M.; SILVA, R. M. Análise da viabilidade de uma empresa de multimídia em Lajeado/RS: TIR, PAYBACK E VPL. Administração de Empresas em Revista, v. 3, n. 21, 2020.

GILLIS, W. E.; COMBS, J. G. Franchisor strategy and firm performance: Making the most of strategic resource investments. Business Horizons, v. 52, n. 6, p. 553-561, 2009.

GONÇALVES, T. R. et al. Relevância dos custos na análise da sensibilidade em novo empreendimento. XXVII Congresso Brasileiro de Custos – Associação Brasileira de Custos, 09 a 11 de novembro de 2020.

HARIF, M. A. A. M. & PERRY, C. Using Action Research in Business: Developing New Practical Framework of Financial Planning Process for a New Franchise System. Journal of Business Management and Accounting, v. 6, n. 1, p. 29-45, 2016.

ISAAC, V. R.; MELO, P. L. R.; BORINI, F. M. Redes de franquias estrangeiras e domésticas em um mercado emergente: análise comparativa. Revista de Administração Contemporânea, v. 22, p. 46-69, 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/. Acesso em: 19 de jul. de 2017.

INTERNATIONAL FRANCHISE ASSOCIATION. Disponível em: http://www.franchise.org/what-is-a-franchise. Acesso em: 19 de jul. de 2017.

LACERDA, R. A. A.; LIMA, N. C.; SOUZA, G. H. de. Custos previstos versus custos reais: O caso de uma franquia de fast-foods. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 84-99, jan./abr. 2015.

LEI Nº 13.966, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2019 Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/lei/L13966.htm. Acesso em: 12 de fev. de 2021.

LEFLEY, F. The payback method of investment appraisal: A review and synthesis. International Journal of Production Economics, v. 44, n. 3, p. 207-224, 1996.

LEONI, N. M. C. P. G. A dimensão física das pequenas e médias empresas (P. M. E’s): à procura de um critério homogeneizador. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 31, n. 2, p.53-59, abr./jun. 1991.

LIMA JÚNIOR, A. S.; LUNA, R. M.; SOUSA, A. R. Evolução do sistema de franquias no Brasil. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 94-112, jan./abril. 2012.

MACEDO, M. A. S. da.; SOUZA, M. A. F. de.; ROSADAS, L. A. Decisões de investimento em franquias de alimentação: uma análise estratégica multicriterial com base na análise envoltória de dados (DEA). Seminários em Administração FEA-USP, 2005.

MACHADO, H. V.; ESPINHA, P. G. Empreendedorismo e franchising: uma combinação que garante a sobrevivência? Revista de Administração Mackenzie (Mackenzie Management Review), v. 11, n. 4, p.131-153, 2010.

MELO, P. L. R. Internacionalização das redes de franquias brasileiras: uma análise organizacional e institucional. 2012. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2012.

MELO, P. L. R.; BORINI, F. M.; CUNHA, J. A. C. Percepções de valor e elementos estruturantes das microfranquias. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 3, 2014.

MINKLER, A. P. Why firms franchise: A search cost theory. Journal of Institutional and Theoretical Economics (JITE), v.148, n.2, p.240-259, 1992.

OLIVEIRA, J. C.; SCARINCI, R. D. Análise da evolução do mercado de franquias no Brasil entre 2003 e 2017. Estudos do CEPE, p. 131-144, 2018.

OLIVO, R.L.M., NASCIMENTO, P.T.S., SALES, G.A.W. et al. The Brazilian Franchising Puzzle: What Explains Network Quality, Growth and Franchisees’ Satisfaction, Glob J Flex Syst Manag. v. 21, p. 9–93, 2020.

ORTEGA, R. P. et al. Atendimento dos interesses do stakeholder franqueado e sua relação com o desempenho financeiro em redes de franquias. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 9, Ed. Especial Engema, p.24-38, 2016.

PORTAL DO FRANCHISING. Cartilha – O que é Franquia. Disponível em: http://www2.portaldofranchising.com.br/central/Content/UploadedFiles/Arquivos/PDFs/O-que-e-franquia.pdf. Acesso em: 19 de jul. de 2017.

GOMES, L. R., e LONGHINI, T. M.. “Análise De Viabilidade econômico-Financeira De Franquia De Artigos De Presentes E decoração”. Revista Vianna Sapiens, v. 11, n. 2, 2020.

RIBEIRO, F. C. F.; MELO, P. L. R. O processo de internacionalização da rede de franquias “O Boticário” no mercado norte-americano. FACEF Pesquisa-Desenvolvimento e Gestão, v. 10, n. 3, p. 299-308, 2010.

SILVA, I. D. A. O. A eficiência das redes de franquias no Brasil: uma análise sob as óticas do franqueado e do franqueador. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2019.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico. Coleção Os Economistas. São Paulo: Nova Cultura, 1997.

SHANE, S.; SHANKAR, V.; ARAVINDAKSHAN, A. The effects of new franchisor partnering strategies on franchise system size. Management Science, v. 52, n. 5, p. 773-787, 2006.

SORENSON, O.; SORENSEN, J. B. Finding the right mix: Franchising, organizational learning, and chain performance. Strategic Management Journal, v. 22, n. 6‐7, p. 713-724, 2001.

WELSH, D. HB; ALON, I.; FALBE, C. M. An examination of international retail franchising in emerging markets. Journal of small Business management, v. 44, n. 1, p. 130-149, 2006.

VITORINO, S. L. et al. Glossário do Sistema Brasileiro de Franquias: Termos Técnicos e Científicos. International Journal of Professional Business Review: Int. J. Prof. Bus. Rev., v. 3, n. 2, p. 283-323, 2018.

Published

2023-05-11

How to Cite

Carvalho, P. L., Freitas, D. C., Silva, L. F., da silva, M. N. F., & Callado, A. L. C. (2023). Desempenho do Setor de Franquias no Brasil. Revista De Contabilidade Da UFBA, 15(1), e2118. https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.38468