Auditoria dos Relatórios de Sustentabilidade: um estudo com Empresas Listadas na B3

Autores/as

  • Taianan Alves Uzeda Luna Faculdade Adventista da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v13i3.30783

Palabras clave:

Auditoria, Relatórios de Sustentabilidade, Teoria da Legitimidade, Assurance

Resumen

Este estudo buscou verificar a relação entre os determinantes da auditoria do Relatório de Sustentabilidade e o retorno anormal das ações das empresas listadas na B3, no período de 2011 a 2014. Foram utilizados os seguintes fatores determinantes: tamanho, endividamento, rentabilidade, effective tax rate (ETR), origem do controle acionário e setor de atividade. Elaborou-se um modelo de regressão logística binária robusta, sendo excluída a variável setor de atividade, que foi analisada por meio da tabela de referência cruzada e teste qui quadrado. Um segundo modelo de regressão linear analisou se a escolha da verificação externa proporcionou às empresas participantes da pesquisa retornos anormais no valor das ações. Os resultados evidenciaram que os fatores tamanho e ETR determinam a escolha do gestor em optar pela auditoria. Os achados permitiram afirmarqueasempresas optantes por realizar a verificação externa dos RS lograram retornos anormais no valor de suas ações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Taianan Alves Uzeda Luna, Faculdade Adventista da Bahia

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) 2016. Graduada em Ciência Contábeis Universidade Federal da Bahia (UFBA) 2014. Professora da Faculdade Adventista da Bahia (FADBA). Professora da Faculdade Maria Milza (FAMAM). Atualmente desenvolve pesquisas no Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional da Fadba e no Laboratório de Pesquisa em Contabilidade de Gestão da UFBA.

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

Uzeda Luna, T. A. (2019). Auditoria dos Relatórios de Sustentabilidade: um estudo com Empresas Listadas na B3. Revista De Contabilidade Da UFBA, 13(3), 88–107. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v13i3.30783

Número

Sección

Artigos