Estágio do sistema de informação de custos do Poder Executivo dos Estados Brasileiros e iniciativas para o atendimento à NBC TSP 34

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.58391

Palavras-chave:

Implantação de sistema de custos, Custos do setor público, NBC TSP 34

Resumo

O objetivo do artigo consiste em analisar o estágio de desenvolvimento do sistema de informação de custos (SIC) do Poder Executivo dos Estados brasileiros e as iniciativas para o atendimento à NBC TSP 34. Trata-se de uma pesquisa descritiva do tipo levantamento, com abordagem predominantemente qualitativa. Para coleta de dados, foi enviado um questionário a todos os responsáveis pelo projeto de desenvolvimento dos SICs nos Estados brasileiros. Dos dados coletados de 25 Estados, verificou-se que, mesmo constatando-se certo avanço em relação a pesquisas anteriores, apenas 3 Estados (BA, RS e SP) estão em estágio mais avançado de implantação, com a utilização do sistema por algumas unidades gestoras. A maior parte dos Estados, porém, encontra-se em desenvolvimento e em implantação (10 Estados), e em estudos (9 Estados). Somente 3 Estados (AP, RR e TO) ainda não iniciaram seus estudos e projetos de desenvolvimento do SIC. Entre as principais iniciativas para o atendimento à NBC TSP 34 foram apontadas a realização de estudos para maior aprofundamento sobre as diretrizes e os padrões definidos na norma e a ciência à alta administração, com o intuito de buscar apoio para o projeto e de alertar sobre o prazo de implantação dos sistemas estabelecido pela NBC TSP 34.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Graziela Luiza Meincheim, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do Observatório de Finanças Públicas (OFiP).

Fabiano Maury Raupp, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). É professor titular na Universidade do Estado de Santa Catarina, atuando no Departamento de Administração Empresarial, no Mestrado Profissional em Administração, no Mestrado Acadêmico em Administração e no Doutorado em Administração do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas. É líder do Núcleo de Estudos para o Desenvolvimento de Instrumentos Contábeis e Financeiros cadastrado na plataforma do CNPq. Na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração é líder do tema Planejamento Governamental, Finanças Públicas e Controle no Setor Público - Divisão Acadêmica Administração Pública. É editor associado da Revista Gestão Organizacional. É autor de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos e trabalhos socializados em anais de eventos científicos.

Ana Rita Silva Sacramento , Universidade Federal da Bahia

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2011), atualmente é Professora Adjunta em Regime de Dedicação Exclusiva na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA). Auditora Fiscal aposentada da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e ex-Coordenadora do Curso de Administração da Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana. Tem realizado pesquisa sobre os temas accountability e corrupção. É líder do grupo de pesquisa OFIP – Observatório de Finanças Públicas registrado no CNPq.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

Meincheim, G. L. ., Raupp, F. M. ., & Sacramento , A. R. S. . (2023). Estágio do sistema de informação de custos do Poder Executivo dos Estados Brasileiros e iniciativas para o atendimento à NBC TSP 34. Revista De Contabilidade Da UFBA, 17(1), e2320. https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.58391