A Questão Social e Ambiental na Revista Brasileira de Contabilidade: Uma Análise dos Artigos Publicados no Final do Século XX.

Autores

  • José Ricardo Maia de Siqueira UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i2.5491

Palavras-chave:

Responsabilidade Socioambiental. Relatórios Socioambientais. Contabilidade Ambiental.

Resumo

Nos últimos séculos, o crescimento industrial, impelido pelo capitalismo, tem consumido recursos com voracidade e a produção de bens e serviços tem gerado externalidades negativas crescentes, pressionando a capacidade de recuperação do planeta ao limite. O final do século XX assistiu a uma pressão crescente por meios de produção menos agressivos e mais inclusivos. Tendo em vista este pano de fundo, esse trabalho tem como objetivo analisar a produção intelectual publicada na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC) no período de 1971 a 2000. Este interstício de tempo foi escolhido pois representa um período de mudança nas demandas que emanam da sociedade, o que pode se refletir nos artigos publicados. A RBC foi selecionada por se tratar de um dos periódicos com maior impacto na classe contábil, não se restringindo à área acadêmica. Foram analisados os artigos que continham as palavras-chave relativas a aspectos socioambientais nos exemplares pertencentes à Biblioteca Ivo Malhães de Oliveira. Se constatou um aumento no número de artigos com temática socioambiental no período de 1990 a 2000 em relação ao período de 1971 a 1989. Além disso se detectou uma contribuição bastante diversificada no período em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Maia de Siqueira, UFRJ

Mestrado em Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

2011-11-27

Como Citar

Siqueira, J. R. M. de. (2011). A Questão Social e Ambiental na Revista Brasileira de Contabilidade: Uma Análise dos Artigos Publicados no Final do Século XX. Revista De Contabilidade Da UFBA, 5(2), 44–62. https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i2.5491

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.