Modelo de Formação de Preços de Ativos – CAPM: uma Análise do Setor Financeiro Brasileiro

Autores

  • Maria da Piedade Araújo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Samuel Lyncon Leandro de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Adhmir Renan Voltolini Gomes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rafael Maximiano Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i3.25641

Palavras-chave:

Ação, CAPM, Mercado de capitais, Risco versus retorno, Sensibilidade.

Resumo

O propósito dessa pesquisa é verificar por meio de uma modelagem econométrica, a partir da mensuração do modelo CAPM, proposto por Black, Jensen e Scholes (1972), o comportamento dos betas de um portfólio de ações das companhias de capital aberto, listadas no segmento financeiro da BM&FBOVESPA, em uma análise compreendendo o período dos últimos três, cinco e dez anos das respectivas ações. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa, desenvolvida por meio de coleta de dados documentais. Mediante os resultados encontrados, conclui-se que as ações em questão movem-se na mesma direção que a do mercado de ações brasileiro, porém a sensibilidade modifica-se de acordo com o período de tempo. Assim, observa-se que para a tomada de decisão, é fundamental os investidores levarem em consideração o tempo, pois com base nos resultados deste estudo fica evidente que quanto menor o tempo do investimento, as ações ficam mais sensíveis à volatilidade do mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Piedade Araújo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1990), mestrado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo- ESALQ(1996) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo-ESALQ(2006). Atualmente é professora associada nível A da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando do Ensino de Graduação do Curso de Ciências Econômicas do Campus de Cascavel e Docente do Mestrado em Contabilidade do Centro de Ciências Sociais Aplicadas do Campus de Cascavel. Atualmente, está Coordenadora do Núcleo de Pesquisas Avançadas em Administração, Contábeis e Economia - NUPEACE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Métodos Quantitativos em Economia e Modelos Econométricos; Economia dos Transportes e Logística Agroindustrial.

Samuel Lyncon Leandro de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Controladoria e Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participante do Grupo de Pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças e do Grupo de Pesquisa em Modelos Econométricos Aplicados à Pesquisa Contábil, ambos do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Contabilidade (PPGC). Áreas de interesse: Controladoria, Contabilidade Financeira, Divulgação Financeira, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças, Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

 

Adhmir Renan Voltolini Gomes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Especialista em Administração Financeira, Contábil e Controladoria (Inbrape). Graduado em Administração pela União Educacional de Cascavel. Participante do Grupo de Pesquisa em Contabilidade Financeira e Finanças do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Contabilidade (PPGC). Áreas de interesse: Controladoria, Governança Corporativa, Divulgação Financeira, Modelos Multivariados Aplicados à Contabilidade e Finanças, Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Rafael Maximiano Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Ciências Contábeis pela União Educacional de Cascavel (2015). Especialista em Gestão Financeira, Contábil e Controladoria (2017). Acadêmico do Programa de Pós-Graduação strictu sensu em Contabilidade - PPGC da UNIOESTE (Mestrado em Contabilidade). Atualmente é Professor Universitário da União Educacional de Cascavel (UNIVEL) e Contador Júnior - Germano Zeni Veículos Ltda (Zeni Motors - Toyota). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Impostos e Taxas, Ativos Intangíveis, Capital Intelectual, Controladoria e Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Araújo, M. da P., Lima, S. L. L. de, Gomes, A. R. V., & Ferreira, R. M. (2018). Modelo de Formação de Preços de Ativos – CAPM: uma Análise do Setor Financeiro Brasileiro. Revista De Contabilidade Da UFBA, 12(3), 111–129. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v12i3.25641

Edição

Seção

Artigos