A Evidenciação do Ajuste ao Valor Recuperável dos Créditos de Dívida Ativa Pelos Estados Brasileiros e Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i1.5466Palavras-chave:
Ajuste ao Valor Recuperável, Dívida Ativa, Evidenciação.Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar se a evidenciação contábil do Ajuste ao Valor Recuperável dos créditos de Dívida Ativa pelos Estados Brasileiros e o Distrito Federal, quando da divulgação das informações contábeis pelo setor público, é realizada em conformidade com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e normativo vigente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, de natureza documental. A fundamentação teórica compreende os conceitos de Dívida Ativa, Princípio da Prudência e Ajuste ao Valor Recuperável. São analisadas as informações contábeis dos vinte e seis estados-membros e o Distrito Federal. Para isso, as informações contábeis foram extraídas do aplicativo web SISTN - Sistema de Coleta de Dados Contábeis de Estados e Municípios disponibilizados no site da Secretaria do Tesouro Nacional. Constatou-se que a maioria das unidades federativas não evidencia a provisão para perdas de dívida ativa nas suas demonstrações contábeis, acarretando dessa forma um prejuízo na qualidade das informações, contábeis do setor público brasileiro, destinadas aos seus usuários.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-27
Como Citar
Rodrigues Sobrinho, W. B. (2011). A Evidenciação do Ajuste ao Valor Recuperável dos Créditos de Dívida Ativa Pelos Estados Brasileiros e Distrito Federal. Revista De Contabilidade Da UFBA, 5(1), 72–86. https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i1.5466
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.