ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.53973

Palavras-chave:

Dissertações, Pós-Graduação, Mestrado, Ciências Contábeis

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o perfil das dissertações defendidas dos cursos de mestrado em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (FURB), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A amostra consistiu em 165 dissertações defendidas no período de 2017 a 2020, sendo 71 da UFSC, 54 da UNOCHAPECÓ e 40 da FURB. Foram analisados quatro aspectos nas dissertações: demografia de autoria, estrutura da dissertação, formas de argumentação e referências utilizadas. Sobre a demografia dos autores, constatou-se que a UFSC possui maior tendência para pesquisas em contabilidade gerencial, enquanto a FURB tem predominância de estudos em contabilidade financeira. A UNOCHAPECÓ possui equilíbrio entre as linhas de pesquisa em contabilidade e administração. Referente à estrutura das dissertações, foi observada uma predominância de trabalhos com base em pesquisa documental e levantamento nos três programas. Nas formas de argumentação, verificou-se maior consistência e organização nas dissertações da FURB. Sobre as referências utilizadas, constatou-se que o uso de artigos publicados em periódicos foi predominante nas dissertações das três universidades. Este estudo pode contribuir para professores e coordenadores para  avaliação sobre tendências dos programas de pós-graduação em Ciências Contábeis, assim como para estudantes e pesquisadores, fornecendo subsídios para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Kroenke, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Métodos Numéricos em Engenharia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Nelson Hein, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis na Universidade Regional de Blumenau  (FURB)

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Bubeck, S. K., Kroenke, A., & Hein, N. (2023). ANÁLISE DAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS UNIVERSIDADES DE SANTA CATARINA. Revista De Contabilidade Da UFBA, 17(1), e2316. https://doi.org/10.9771/rcufba.v17i1.53973