ENDIVIDAMENTO DOS MUNICIPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.48104

Palavras-chave:

Dívida Pública, Lei de Responsabilidade Fiscal, Endividamento Público, Finanças Públicas

Resumo

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) tem o objetivo de estabelecer limites para a administração de recursos e gestão de receitas e despesas da União, dos estados e municípios, sendo considerada um elemento de suma importância para a busca de uma administração economicamente sustentável dos entes públicos. O objetivo geral deste estudo é investigar as variáveis financeiras que afetaram o nível de endividamento dos municípios do Estado do Rio de Janeiro no período de 2005 a 2019, este estado foi escolhido devido ser o primeiro a decretar estado de calamidade financeira em junho de 2016. Os efeitos da LRF sobre o endividamento público municipal foram analisados com base em indicadores de gestão financeira descritos por Macedo e Corbari (2009). Os resultados obtidos demonstraram que há uma correlação positiva entre o endividamento dos municípios e as variáveis de Endividamento Defasado, Estrutura de Capital e Despesa de Pessoal, embora esta última não tenha apresentado variação significativa ao longo do período analisado. Em relação às variáveis de Liquidez, Grau de Dependência e Despesa com Investimento, foi observado um coeficiente negativo. Dessa forma é possível concluir que a aprovação da LRF, embora seja um verdadeiro marco para a Administração Pública brasileira, não é suficiente isoladamente para solucionar o endividamento dos municípios do estado analisado, sendo necessário a criação de outras estratégias que fortaleça a cultura de valorização do equilibro fiscal de forma a priorizar a redução do endividamento público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Doutora em Ciências pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de São Paulo - FEA/USP (2015). Mestre em Ciências: área Controladoria e Contabilidade (2010) pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atua no curso de Ciências Contábeis (graduação e pós graduação) (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2023-07-14

Como Citar

de Souza Ribeiro, E., Carvalho Andrade, M. E. M., Olímpia Neves Mamede Maestri, C. ., & Lucena de Oliveira, R. (2023). ENDIVIDAMENTO DOS MUNICIPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. Revista De Contabilidade Da UFBA, 16(1), e2152. https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.48104