Controladoria: Um Estudo de Caso Sobre Missão, Crenças e Valores em uma Empresa de Varejo
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i3.4720Palavras-chave:
Controladoria, Missão, Crenças e Valores, VarejoResumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar, analisar e evidenciar se os clientes de uma rede de varejo de grande porte do interior de Pernambuco percebem o cumprimento da missão, crenças e valores declarados por ela. O estudo dá ênfase às declarações organizacionais que têm relacionamento direto com os clientes. A investigação foi realizada com a aplicação de questionários (questões predominantemente fechadas), aplicados pelos pesquisadores, e estagiários da instituição estudada, que entrevistaram 1.252 clientes durante período de outubro à dezembro de 2008, em 13 lojas da rede. A pesquisa de campo abrangeu o agreste e sertão pernambucanos. O estudo revela que algumas variáveis apresentaram relação estatisticamente válida, indicando influenciar positivamente a decisão de comprar em lojas daquela organização. Para análise dos resultados o tratamento estatístico utilizado refere-se à análise descritiva dos dados obtidos na pesquisa de campo, com base na utilização de medidas de posição e dispersão e testes não-paramétricos. O teste estatístico preferencialmente utilizado para verificar possíveis relações entre as variáveis foi o qui-quadrado. O perfil médio dos componentes da amostra se caracteriza por ser, em sua maioria, maior de 26 anos de idade, mulher, recebe menos de cinco salários mínimos por mês e não têm curso superior. Foi constatado ainda que a maioria dos clientes não conhece a missão, crença e valores da empresa, entretanto os que conhecem conseguem perceber melhor o cumprimento das mesmas, bem como demonstraram maior fidelidade ao grupo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-11-27
Como Citar
Cardoso da Silva, D. J., dos Anjos, L. C. M., Araújo dos Santos, A. F., & Libonati, J. J. (2011). Controladoria: Um Estudo de Caso Sobre Missão, Crenças e Valores em uma Empresa de Varejo. Revista De Contabilidade Da UFBA, 4(3), 50–64. https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i3.4720
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2011 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.