COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO E RETORNO DO PREÇO DAS AÇÕES DE EMPRESAS INSERIDAS NO SETOR DE CONSUMO, NOVO MERCADO VERSUS DEMAIS SEGMENTOS DA B3
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.43888Palavras-chave:
Teoria da Agência. Governança Corporativa. Indicadores de Desempenho econômico-financeiro.Resumo
Esta pesquisa investiga se existe diferença significativa entre as companhias, inseridas no setor de consumo, optantes e não optantes pelo Novo Mercado (NM), quanto ao desempenho econômico-financeiro, tamanho da empresa e retorno dos preços das ações. Considerou-se amostra composta por 12 empresas, no período de 2009 a 2019. Utilizaram-se técnicas de pesquisa quantitativa, descritiva e documental, com dados tratados por meio dos testes de média (Mann-Whitney) e Correlação (Spearman). Os resultados sugerem que empresas não optantes pelo NM apresentaram maior liquidez, menor dependência de capital de terceiros, maior endividamento em curto prazo, maior lucratividade e rentabilidade, com empresas de menor tamanho. O retorno dos preços das ações no grupo NM apresentou associação positiva e significativa com liquidez corrente e seca, com margem líquida e rentabilidade; e com o endividamento a associação foi inversa. Além disso, não ocorreu relação significativa entre retorno dos preços das ações com o tamanho da empresa.
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