PROGRAMA NOTA MT: REFLEXOS NA ARRECADAÇÃO E NO COMBATE À SONEGAÇÃO FISCAL NO ESTADO DE MATO GROSSO

Autores

  • Loana Bonfim Correa Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Edinéia Souza Nunes Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Josiane Silva Costa dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT http://orcid.org/0000-0002-5072-5267
  • Graziele Oliveira Aragão Servilha Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT http://orcid.org/0000-0001-6085-6183
  • Arilson Hoffmann Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.43596

Palavras-chave:

Sonegação Fiscal, Arrecadação, Programa Nota MT

Resumo

O estudo tem por objetivo evidenciar se o programa Nota MT influencia na arrecadação e na redução da sonegação fiscal do estado de Mato Grosso (MT). Esta pesquisa classifica-se quanto aos objetivos como descritiva, com a abordagem quantitativa e quanto ao procedimento técnico documental. A coleta de dados ocorreu via ofício, e-mail, e relatórios divulgados no site da Sefaz-MT, período de análise de dados foi de julho de 2018 a 11 de setembro de 2020. Os resultados indicaram que apesar dos impactos causados pela pandemia, o programa Nota MT influenciou na arrecadação do Estado e com o auxílio dos consumidores, o combate à sonegação fiscal tornou-se mais exequível. Ainda assim, sugere-se a realização de estudos futuros a fim de analisar o desempenho do programa no período pós pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Loana Bonfim Correa, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em Ciências Contábeis pela UNEMAT.

Edinéia Souza Nunes, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010), Especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade de Cuiabá (UNIC), é Mestre em Ambientes e Sistemas de Produção. É contadora tem experiência na área de Contabilidade e Administração. Atuou como Controller na empresa Supremax Nutrição Animal Ltda e Professora Assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Josiane Silva Costa dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestra em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (2017), MBA Planejamento Tributário (2012), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009) . Atualmente é professora titular na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Tangará da Serra-MT, no curso de Ciências Contábeis. Ministra as disciplinas de Contabilidade Tributária I, Contabilidade Comercial II e Trabalho de Conclusão de Curso I, com pesquisa, ensino e extensão.

Graziele Oliveira Aragão Servilha, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Especialista em Direito do Trabalho e previdenciário pela Universidade de Cuiabá (UNIC), graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Graduada em Administração pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Especialista em Saberes e práticas na educação infantil (UNEMAT-UAB), e Graduanda em Licenciatura em Pedagogia (UNEMAT-UAB). Contadora, e com experiência profissional nas áreas de administração, setor financeiro, contábil e departamento pessoal e atua como professora assistente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Arilson Hoffmann, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Letras e Educação de Vacaria (1991), graduação em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Tangará da Serra (1998), Especialização em Gestão Empresarial pela Unitas (2000), Especialização em Gestão Municipal pela UAB/UNEMAT (2015) e mestrado em Administração pela Faculdade Campos Elíseos (2005). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: demonstrações contábeis, rentabilidade, liquidez, orçamento de caixa, micro empresa, liquidez, sistema, gerenciamento,indústria, orçamento de caixa, implantação e responsabilidade social,cidadania e gestão pública.

Downloads

Publicado

2023-05-24

Como Citar

Correa, L. B., Nunes, E. S., Santos, J. S. C. dos, Servilha, G. O. A., & Hoffmann, A. (2023). PROGRAMA NOTA MT: REFLEXOS NA ARRECADAÇÃO E NO COMBATE À SONEGAÇÃO FISCAL NO ESTADO DE MATO GROSSO. Revista De Contabilidade Da UFBA, 16(1), e2136. https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.43596