Análise da eficiência na utilização dos recursos públicos nos anos iniciais do ensino fundamental dos municípios do Sudoeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.42772Palavras-chave:
Eficiência, Recursos Públicos, Educação, DEAResumo
A educação é um fator fundamental para o desenvolvimento social e econômico, cabendo ao Estado realizar a provisão e alocação dos recursos disponíveis de maneira adequada a fim de promover políticas públicas assertivas no setor. Com isso, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a eficiência na utilização dos recursos públicos destinados aos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas públicas de responsabilidade dos quarenta e dois (42) municípios da região Sudoeste do Paraná durante os anos de 2013, 2015, 2017 e 2019. Para isto, utilizou-se a metodologia Análise Envoltória de Dados (DEA) com o modelo BCC e orientação a output. Como insumos foram considerados: (i) recursos financeiros; (ii) matrículas; (iii) docentes; e, (iv) escolas, e como produto, a nota alcançada por cada um dos municípios do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os resultados mostraram que nos quatro períodos analisados menos de 15% dos municípios alcançaram a eficiência 1,000, concluindo que a grande maioria dos municípios do Sudoeste do Paraná não aloca seus recursos de forma eficiente, apresentando possibilidades de melhoria.
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