Alocação Escalonar ou Seqüencial x Alocação Recíproca ou Matricial: Uma Análise Comparativa

Autores

  • Paulo Cesar Souza Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT)/ UNEMAT
  • Leandro da Silva Medeiros UNEMAT
  • João Henrique Gurtler Scatena ISC/UFMT
  • Robson Silva de Souza UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.4262

Palavras-chave:

Gestão de custos, Contabilidade de custos, Custos hospitalares

Resumo

Uma das questões que é motivo de debates no que se refere à apuração dos custos se refere ao rateio dos custos indiretos. Para minimizar as distorções e as arbitrariedades surgiu o custeio por departamentos ou centros de custos. Ainda assim, permanece uma questão: qual metodologia usar para distribuir os custos dos centros administrativos e intermediários aos finais e externos? Existem basicamente três metodologias que são aplicáveis a vários ramos de atividades, em especial aos hospitais: alocação direta, alocação escalonar ou sequencial e alocação recíproca ou matricial. Este trabalho é oriundo de um estudo de caso realizado num hospital de médio porte do interior do Estado de Mato Grosso e objetiva comparar os valores obtidos através da aplicação das três metodologias, com destaque para as duas últimas. O resultado demonstrou que no hospital em estudo, a diferença dos valores apurados pela alocação recíproca em relação à escalonar ou sequencial não foi tão expressiva, no entanto, ratificou a afirmação dos autores de que a alocação recíproca proporciona valores mais precisos. Ficou demostrado também que a diferença nos valores das duas metodologias poderia ser maior, caso houvesse uma maior reciprocidade na prestação de serviços entre os centros administrativos e intermediários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Souza, Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT)/ UNEMAT

Cossui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1999) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado de Mato Grosso e pns do sus - contador da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: custos ambientais, gestão ambiental, gestão de custos, custos hospitalares e administração hospitalar.

Leandro da Silva Medeiros, UNEMAT

Bacharel em Ciências da Computação com experiência em desenvolvimento de software.

João Henrique Gurtler Scatena, ISC/UFMT

Graduado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1979), é mestre em Medicina Preventiva pela FM/Universidade de São Paulo (1996), doutor em Saúde Pública pela FSP/Universidade de São Paulo (2001), tendo concluído seu pós-doutorado em 2008, na Faculdade de Medicina da USP (Departamento de Medicina Preventiva). Desde 1988 é professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso (atualmente Associado I), atuando no Instituto de Saúde Coletiva, no ensino de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, como orientador de mestrado. Tem experiência na área de Saúde Coletiva/Pública, com ênfase em Epidemiologia em Serviços (Sistemas de Informação em Saúde, Mortalidade, Morbidade, Vigilância em Saúde), Análise e Avaliação de Políticas de Saúde (SUS, Descentralização, Regionalização e Financiamento da Saúde). De 2009 a 2012 coordenará um Projeto de Cooperação Acadêmica (CAPES-PROCAD/NF) entre o Programa de Pós-Graduação do ISC/UFMT e os Programas de Pós-Graduação do DMP/FMUSP e da EA/UFRGS.

Robson Silva de Souza, UNEMAT

Bacharel em Ciências da Computação com experiência em desenvolvimento de softwares

Downloads

Publicado

2010-08-07

Como Citar

Souza, P. C., Medeiros, L. da S., Scatena, J. H. G., & de Souza, R. S. (2010). Alocação Escalonar ou Seqüencial x Alocação Recíproca ou Matricial: Uma Análise Comparativa. Revista De Contabilidade Da UFBA, 4(2), 60–70. https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.4262

Edição

Seção

Artigos