Existe um gap entre o conteúdo formativo da disciplina de controladoria e o perfil exigido pelo mercado de trabalho em Santa Catarina?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v15i0.42196

Palavras-chave:

Controladoria. Controller. Formação acadêmica. Mercado de trabalho.

Resumo

O estudo objetivou analisar a existência de um gap entre os conteúdos abordados na ementa da disciplina de controladoria nos cursos de Ciências Contábeis e o perfil do controller exigido pelo mercado de trabalho de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental e qualitativa. A amostra final compreendeu 15 IES de Santa Catarina e 45 vagas de empregos ofertadas e correlatas à controladoria. A coleta de dados realizou-se por meio dos sítios eletrônicos das IES e o envio de e-mail aos coordenadores de curso com a finalidade de obter a ementa da disciplina de controladoria. Os anúncios de vagas foram obtidos pelo site LinkedIn para identificar as atribuições requisitadas pelo mercado. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apresentaram que o mercado exige formação acadêmica multidisciplinar, enquanto a disciplina volta-se a aspectos mais conceituais e teóricos acerca da atividade de controladoria. Assim, conclui-se a existência de um gap entre o conteúdo ministrado na disciplina de controladoria e o perfil requerido pelo mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Carine Mello dos Santos, Universidade do Contestado

Graduada em Ciências Contábeis,

Marciano da Silveira Piazentini, Universidade do Contestado

Dicente do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Contestado. Docente do curso de Ciências Contábeis da UnC.

Gabriel Bonetto Bampi, Universidade do Contestado

Doutor em Engenharia de Alimentos, graduando em Ciências Contábeis. Atualmente é Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração e Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Universidade do Contestado.

Fernando Maciel Ramos, Universidade do Contestado

Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Administração e do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental da Universidade do Contestado. Atuando nas áreas de conhecimento que percorrem a governança, engenharia econômica, métodos quantitativos e econometria.

Downloads

Publicado

2021-07-04

Como Citar

Mello dos Santos, E. C., da Silveira Piazentini, M., Bonetto Bampi, G., & Maciel Ramos, F. (2021). Existe um gap entre o conteúdo formativo da disciplina de controladoria e o perfil exigido pelo mercado de trabalho em Santa Catarina?. Revista De Contabilidade Da UFBA, 15(1), e2103. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v15i0.42196