Os Observatórios de Educação e Pesquisa Contábil como Espaços Privilegiados para a Construção e Fortalecimento de Redes de Pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.3955Palavras-chave:
Educação, Pesquisa Contábil, Observatório Virtual, Comunicação, Experiência.Resumo
O presente estudo caracteriza-se como um ensaio teórico e tem como objetivo relatar a experiência de criação de observatórios virtuais como espaços privilegiados para o avanço e a socializalização do saber na área da Educação e Pesquisa Contábil. Tais observatórios visam promover a troca de experiências e o intercâmbio entre docentes, pesquisadores, discentes e demais atores envolvidos e interessados, de modo a construir e fortalecer redes de cooperação acadêmica e, assim, a constituição de um espaço do saber, capaz de integrar pesquisas e pesquisadores dando mais visibilidade às produções científicas e tecnológicas das comunidades envolvidas. Contatou-se que os observatórios estão se instituindo como redes virtuais guiadas por pesquisadores e professores que buscam romper as barreiras geográficas e culturais em prol da socialização do saber e da construção de uma nova ordem de cidadania. Esta construção pauta-se pela interatividade, tanto das tecnologias digitais de informação e comunicação quanto da participação da comunidade, no processo de construção de interfaces de organização e comunicação da informação cultural local e universal. Conclui-se que os observatórios como redes virtuais de comunicação da informação conduzirão à emergência de um espaço do saber, da inteligência coletiva, na área da Educação e da Pesquisa Contábil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-08-07
Como Citar
Guimaraes, I. P., Slomski, V. G., Gomes, S. M. da S., & Silva, A. C. R. da. (2010). Os Observatórios de Educação e Pesquisa Contábil como Espaços Privilegiados para a Construção e Fortalecimento de Redes de Pesquisadores. Revista De Contabilidade Da UFBA, 4(2), 34–46. https://doi.org/10.9771/rcufba.v4i2.3955
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2010 Revista de Contabilidade da UFBA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.