Uma análise do desempenho do curso de Ciências Contábeis no ENADE a partir do Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições

Autores

  • Cláudia Ferreira Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Roberval Rubens Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alessandra Lima Marques Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ruthberg dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i3.3807

Palavras-chave:

ENADE, Ciências Contábeis, Processo de Raciocínio, Teoria das Restrições.

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo principal apresentar uma aplicação das ferramentas do Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições, desenvolvida por Eliyahu Goldratt, à avaliação dos resultados do Curso de Ciências Contábeis no ENADE, com vistas a identificar as possíveis causas dos resultados obtidos e propor caminhos para a busca de uma melhor avaliação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, feita principalmente a partir de dados qualitativos. O Processo de Raciocínio é um conjunto de ferramentas lógicas, baseadas na relação de causa e efeito, desenvolvido para auxiliar na resolução de problemas organizacionais/sistêmicos. A análise possibilitou diagnosticar de forma lógica que o curso de Ciências Contábeis apresenta baixa atratividade acadêmica, que se reflete também em reduzidos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis no Brasil, baixa titulação dos docentes e reduzida prática de pesquisa e extensão no curso. Considera-se que a implementação de políticas de expansão de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis e de valorização dos profissionais na carreira acadêmica, de forma sistêmica e integrada, pode contribuir para que o curso tenha uma melhor concepção e melhores desempenhos em avaliações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Ferreira Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ); possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia (UEFS). Suas áreas de interesse em pesquisa são Contabilidade Financeira Internacional (IFRS); Contabilidade e Finanças Públicas, Evidenciação Contábil e Accountability, Transparência na Gestão Pública e Responsabilidade Socioambiental.

Roberval Rubens Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ); Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Alessandra Lima Marques, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FACC/UFRJ); Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ruthberg dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP); Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2010-02-06

Como Citar

Cruz, C. F., Silva, R. R., Marques, A. L., & dos Santos, R. (2010). Uma análise do desempenho do curso de Ciências Contábeis no ENADE a partir do Processo de Raciocínio da Teoria das Restrições. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(3), 33–48. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i3.3807

Edição

Seção

Artigos