APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO CONTÁBIL

Autores

  • Victória Benevides
  • Raimundo Nonato Lima Filho Universidade de Pernambuco (UPE) Autarquia Educacional do Vale São Francisco (AEVSF)

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.35609

Resumo

As atividades praticadas pelos estudantes no ensino tradicional usualmente não permitem vivenciar experiências de trabalho de cooperação, de partilha de responsabilidades e não possibilita também a construção de relações positivas entre os integrantes dos grupos, enquanto que a aprendizagem cooperativa tem sido descrita pela literatura especializada como uma forma eficaz de praticar de modo concreto a diferenciação em sala de aula. Esta pesquisa teve como objetivo verificar as contribuições advindas de um método ativo de ensino. Neste estudo, foi realizado um experimento, adotando a Taxonomia de Bloom, no qual o grupo que obteve o ensino de forma ativa teve um desempenho superior ao grupo cujo ensino foi de forma tradicional. Além disso, também foram verificadas relações com a nota, com a idade, sexo e tipo de escola estudada durante o ensino médio, para assim identificar a influência desses fatores na nota final. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que esse estudo contribuiu de forma positiva para o ensino/aprendizado, pois com ela há um estímulo cognitivo desencadeando a percepção do aluno sobre o conteúdo ministrado, e assim tornando o aprendizado mais estimulante.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

Benevides, V., & Lima Filho, R. N. (2020). APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO CONTÁBIL. Revista De Contabilidade Da UFBA, 14(1), 57–73. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.35609

Edição

Seção

Artigos