O Uso de Controles Internos: Um Estudo em Empresas Hoteleiras

Autores

  • Rogério João Lunkes UFSC

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v2i3.3268

Palavras-chave:

Hotel. Controle interno. Elementos. Fraudes.

Resumo

O aumento da competitividade está levando os hotéis a aperfeiçoar seus sistemas de gestão, principalmente, os relacionados à controles internos. É neste sentido que se desenvolve o tema do trabalho: apresentar resultados da utilização de controles internos em empresas hoteleiras. Para tanto, faz-se uma breve revisão sobre os principais conceitos, elementos dos controles internos e uma breve descrição sobre fraudes. Quanto ao delineamento, o trabalho conforma-se como descritivo, sendo conduzido através de instrumento de levantamento (survey) e amostra por acessibilidade. Os resultados obtidos indicam que os hotéis, em geral, utilizam uma quantidade reduzida de controles internos em seu processo de gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério João Lunkes, UFSC

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Professor Adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2008-01-16

Como Citar

Lunkes, R. J. (2008). O Uso de Controles Internos: Um Estudo em Empresas Hoteleiras. Revista De Contabilidade Da UFBA, 2(3), 50–66. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v2i3.3268

Edição

Seção

Artigos