Managerial Economics Versus Managerial Accounting: Um Estudo à Procura de Suas Semelhanças ou Divergências

Autores

  • Adriano Rodrigues UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i2.3261

Palavras-chave:

Contabilidade gerencial. Processo decisório. Comparabilidade.

Resumo

Dentre os conhecimentos utilizados por gestores se encontram a Managerial Economics e a Managerial Accounting. Estas duas disciplinas se dedicam a estudar a tomada de decisões no ambiente de negócios. Este estudo possui o objetivo de levantar as diferenças e similaridades entre estas duas disciplinas, tentando identificar pontos que possam estabelecer uma possível interação entre elas. A metodologia utilizada foi à revisão bibliográfica, onde foi analisado o conjunto de livros e artigos destinados ao estudo dessas disciplinas. No seu desenvolvimento, a partir das referências levantadas pela revisão bibliográfica, o estudo elaborou uma comparação entre as disciplinas em relação a três itens relacionados ao processo de tomada de decisão: a) escopo de atuação, b) amplitude temporal e c) critérios de definição de custos. O conjunto de referências levantadas pela revisão bibliográfica e a comparação, proporcionou a identificação de algumas diferenças entre as duas disciplinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Rodrigues, UFES-Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2008), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), Especialista em Contabilidade Gerencial (2000) e Graduado em Ciências Contábeis (1998) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor convidado do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UFRJ e professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da UFES. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade em Mercados Regulados, Contabilidade Internacional e Controle Gerencial em Empresas Internacionalizadas.

Downloads

Publicado

2008-08-01

Como Citar

Rodrigues, A. (2008). Managerial Economics Versus Managerial Accounting: Um Estudo à Procura de Suas Semelhanças ou Divergências. Revista De Contabilidade Da UFBA, 2(2), 60–71. https://doi.org/10.9771/rcufba.v2i2.3261

Edição

Seção

Artigos