Habilidades Genéricas Essenciais aos Graduandos em Contabilidade: O Estado da Arte dos Estudos Publicados na “Accounting Education: An International Journal” no Período de 2000 a 2015

Autores

  • JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES DO NASCIMENTO Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marcelo Alvaro da Silva Macedo Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
  • José Ricardo Maia de Siqueira Docente do Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i1.17210

Palavras-chave:

Contabilidade, Educação em Contabilidade

Resumo

O presente estudo buscou revisar o estado de arte da pesquisa sobre habilidades genéricas dos graduandos em contabilidade, propondo uma agenda de pesquisa aplicável ao contexto brasileiro. Por meio da uma revisão de 59 estudos publicados no Accounting Education: an international journal no período de 2000 a 2015 que abrange as primeiras iniciativas de convergência às normas internacionais de contabilidade, notou-se uma conscientização acerca da importância de integrar o ensino das competências genéricas durante toda a graduação. No entanto, apesar do mapeamento das percepções dos diferentes atores envolvidos, verifica-se que a persistência de uma lacuna significativa entre o desenvolvimento de competências genéricas da forma como é concebida no ensino superior e como esta é efetivamente praticada no local de trabalho, o que possibilita o vislumbre de algumas oportunidades para o desenvolvimento de futuras pesquisas aplicadas ao contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOAO CARLOS HIPOLITO BERNARDES DO NASCIMENTO, Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Contador, possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2009) e graduação em Tecnologia em Processos Gerenciais pela Universidade Norte do Paraná (2006). Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade de Pernambuco - UPE e MBA em Gestão de Negócios pela Escola de Engenharia e Agrimensura da Bahia - EEA. Mestre em Contabilidade na área de concentração Contabilidade Gerencial pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE). Premiado pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (FUCAPE) em 2º lugar no concurso nacional de monografia em 2009 (Prêmio Excelência Acadêmica - Sérgio de Iúdicibus) com bolsa de estudo integral no Mestrado em Ciência Contábeis, conceito 5 na CAPES. Participa, desde 2010, como avaliador do Prêmio Excelência Acadêmica, concurso nacional de monografia promovido pela FUCAPE Business School. Está cursando PhD em Contabilidade no programa Doutoral conjunto das Universidades do Minho e de Aveiro em Portugal. Atualmente é professor Auxiliar, nível 1, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) nas disciplinas de Contabilidade Geral e Contabilidade de Custos. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação contábil, Carreira Contábil, Gestão Estratégica, Disclosure e Disclosure em clubes de futebol.

Downloads

Publicado

2017-04-04

Como Citar

NASCIMENTO, J. C. H. B. D., Macedo, M. A. da S., & Siqueira, J. R. M. de. (2017). Habilidades Genéricas Essenciais aos Graduandos em Contabilidade: O Estado da Arte dos Estudos Publicados na “Accounting Education: An International Journal” no Período de 2000 a 2015. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(1), 4–37. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i1.17210

Edição

Seção

Artigos