Utilização da PDD para Gerenciamento de Resultados em Empresas Listadas na BM&FBovespa

Autores

  • Evandro De Nez Centro de Ensino Superior de Realeza - Cesreal e Universidade de Blumenau - Furb
  • Vanderlei Gollo Universidade Comunitária da Região de Chapecó.
  • Ines Liani Menzel Warken SOCIEDADE EDUCACIONAL DE PINHALZINHO - HORUS Faculdades
  • Roberto Carlos Klann Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.16097

Palavras-chave:

Provisão para devedores duvidosos, Gerenciamento de resultados, Resultados contábeis, Desempenho empresarial

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em verificar a influência da utilização da PDD na prática de gerenciamento de resultados em empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa. Para tanto, foi realizada uma análise com empresas listadas nos segmentos Bovespa Mais e Novo Mercado, totalizando uma amostra de 54 companhias. Os dados, de 2006 a 2011, foram coletados junto à base de dados da Economática® e no sítio da BM&FBovespa. Calculou-se o gerenciamento de resultado a partir do modelo utilizado por Martinez (2006). Os resultados apontam indícios de que houve a utilização da provisão para devedores duvidosos com objetivo de gerenciar resultados no período analisado. No entanto, o modelo utilizado para a análise dos dados não apresentou significância estatística. Conclui-se, assim, que apesar dos indícios da existência de gerenciamento de resultados a partir da PDD, estes não podem ser confirmados a partir dos resultados apresentados nesta análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro De Nez, Centro de Ensino Superior de Realeza - Cesreal e Universidade de Blumenau - Furb

Professor e coordenador do curso de ciências contábeis do Centro de Ensino Superior de Realeza - Cesreal. Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau - Furb

Vanderlei Gollo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2010). Atualmente é professor da Universidade Comunitária da Região de Chapecó e estudante da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperativas, teoria da legitimidade, região sul do brasil, custos de produção e práticas de governança eletrônica.

Ines Liani Menzel Warken, SOCIEDADE EDUCACIONAL DE PINHALZINHO - HORUS Faculdades

Possui graduação em Ciências Contábeis (2007) e Especialização em Contabilidade e Controladoria (2008) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina e mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2014). Atualmente é consultora - Farol Assessoria, coordenadora e professora nos cursos de Graduação e Especialização da SOCIEDADE EDUCACIONAL DE PINHALZINHO - HORUS Faculdades. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade ambiental, instituição de ensino superior, responsabilidade socioambiental, custo e orçamentos empresariais.

Roberto Carlos Klann, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Atua também como Professor Titular do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque (Unifebe). Tem experiência na área de Contabilidade e Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade internacional e controladoria.

Downloads

Publicado

2017-08-28

Como Citar

Nez, E. D., Gollo, V., Warken, I. L. M., & Klann, R. C. (2017). Utilização da PDD para Gerenciamento de Resultados em Empresas Listadas na BM&FBovespa. Revista De Contabilidade Da UFBA, 11(2), 63–81. https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i2.16097

Edição

Seção

Artigos