O CONTROLE INTERNO MUNICIPAL SOB A ÓTICA DO CONTROLE EXTERNO

Autores

  • Marcio Roberto Piccoli Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Rubiana Suelen Balestrin Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Ardinete Rover Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i2.11680

Palavras-chave:

Controle interno. Controle externo. Prestação de Contas.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo, identificar quais os apontamentos e observações realizadas pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina em relação à atuação dos controles internos dos Municípios de Joaçaba, Luzerna e Herval do Oeste, a partir da coleta de dados documental das prestações de contas dos anos de 2009 a 2011, elaboradas pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. A pesquisa teve conclusões, que todos os municípios deixaram de cumprir em tempo hábil o envio do relatório do Controle Interno ao TCE/SC em algum período dentre àqueles em análise, com especial destaque para o município de Herval do Oeste. Todos os municípios possuem alguma restrição apontada pelo Controle Externo, sendo Restrições de Ordem Legal, Regulamentar e de Ordem Constitucional. Destes apontamentos, Joaçaba mostrou-se linear quanto sua evolução diante das restrições evidenciadas. Luzerna apresentou um modesto progresso dentre o período em análise. Os apontamentos relativos à Herval do Oeste, não apresentaram qualquer redução quanto ao número de apontamentos realizados pelo TCE/SC, ao contrário, o número de restrições aumentou no decorrer dos períodos analisados. O estudo mostrou que, apesar dos apontamentos, os três municípios receberam parecer favorável pela aprovação de suas prestações de contas, por parte do Controle Externo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Roberto Piccoli, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Mestrando em Ciências Contábeis pela Fundação Regional de Blumenau - FURB, Professor da Área de Ciências Sociais Aplicadas da UNOESC, Campus de Joaçaba. Contador Público.

Rubiana Suelen Balestrin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis e Especialização em Administração Financeira pela Unoesc/Joaçaba, Contadora Pública CRC/SC 029319/O-4.

Ardinete Rover, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Financeira e Administração; de Recursos Humanos, graduada em Ciências Contábeis pela Unoesc (Joaçaba).

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Piccoli, M. R., Balestrin, R. S., & Rover, A. (2015). O CONTROLE INTERNO MUNICIPAL SOB A ÓTICA DO CONTROLE EXTERNO. Revista De Contabilidade Da UFBA, 9(2). https://doi.org/10.9771/rcufba.v9i2.11680

Edição

Seção

Artigos