Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais
DOI:
https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v2i2.4271Resumen
Este ensaio pretende colaborar com as esferas da produção de conhecimento e do planejamento de ações políticas relacionados às práticas culturais e ao consumo de cultura dos indivíduos e grupos sociais, discorrendo sobre alguns tópicos fundamentais que são, via de regra, objetos de divergência entre os interessados na área. Esses tópicos são i. a própria definição de cultura, para fins analíticos ou como campo de ação política, ii. a questão das classificações e hierarquias entre “tipos” de cultura; iii. a prerrogativa da “democratização” do acesso à cultura e iv. os fatores que influenciam os comportamentos culturais dos indivíduos e grupos. Por fim, chamamos atenção para a afinidade que as práticas culturais possuem com os processos educativos, numa relação que julgamos não ser de causalidade unidirecional. PALAVRAS CHAVE: Públicos de cultura. Práticas culturais. Acesso à cultura. Culture(s), public(s) and learning processes: a plurality of possibilities ABSTRACT: This essay discusses some issues of the debate about cultural practices and consumption, central both to academic and public policy spheres. These issues involve: i.the different forms to conceptualize culture, either for analytical aims or for policy action; ii. the classification and hierarchies among different “kinds” of culture; iii. the “democratization” prerogative and iv. the factors influencing individual´s or groups´ cultural behavior and practices. Since there is few consensus about this issues among the researches on culture (academic and policy makers), we intend here to highlight some of the main sides of the discussion. We also draw attention to the relation between cultural practices and educational processes, pointing out that there is no unidirectional causality in this relation. KEYWORDS: Cultural attendance and participation. Cultural practices. Access to culture.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2010-08-02
Cómo citar
Oliveira, M. C. V. (2010). Culturas, públicos, processos de aprendizado: possibilidades e lógicas plurais. Políticas Culturais Em Revista, 2(2). https://doi.org/10.9771/1983-3717pcr.v2i2.4271
Número
Sección
Artigos
Licencia
A Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.