As transformações da era digital e o impacto na economia da cultura do livro
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v13i1.35309Resumen
As novas tecnologias revolucionaram os padrões culturais da sociedade mundial, alterando cadeias produtivas, estabelecendo novos padrões de consumo e impactando na economia como um todo. No que tange a economia do livro, seu impacto tem resultado em modificações no mercado como a inserção do e-commerce de livros, a criação do e-book e de editoras colaborativas. Assim, novos modelos de negócio surgem para que editoras e livrarias possam se manter no mercado pós tecnologia, diante do significativo fechamento de livrarias “físicas”. A partir da percepção de tais transformações e de sua contribuição na desintermediação das relações contidas na economia da cultura, discute-se o impacto dessas novas tecnologias na produção, circulação e fruição artística e cultural, tratando, de maneira mais específica, sobre os arranjos produtivos do livro e as mudanças nos hábitos culturais de parcela crescente de produtores e consumidores. Tais transformações não têm significado, necessariamente, maior democratização do acesso à produção e à fruição do livro.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-06-12
Cómo citar
Pozzer, M. R. O., & Cunha, C. P. da. (2020). As transformações da era digital e o impacto na economia da cultura do livro. Políticas Culturais Em Revista, 13(1), 47–66. https://doi.org/10.9771/pcr.v13i1.35309
Número
Sección
Dossiê - Tecnologia e políticas culturais: o acesso à cultura digital no Brasil
Licencia
A Políticas Culturais em Revista aplica a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional para os trabalhos que publica. Esta licença foi desenvolvida para facilitar o acesso aberto - ou seja, o acesso livre, imediato, e a reutilização irrestrita de trabalhos originais de todos os tipos. Nossos autores mantêm os direitos autorais mas, sob essa licença, concordam em deixar os artigos legalmente disponíveis para reutilização, sem necessidade de permissão ou taxas, para praticamente qualquer finalidade. Qualquer pessoa pode copiar, distribuir ou reutilizar esses artigos, desde que o autor e a fonte original (Políticas Culturais em Revista) sejam devidamente citados.