As transformações da era digital e o impacto na economia da cultura do livro

Autores/as

  • Márcio Rogério Olivato Pozzer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-1163-5100
  • Camila Porsch da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.9771/pcr.v13i1.35309

Resumen

As novas tecnologias revolucionaram os padrões culturais da sociedade mundial, alterando cadeias produtivas, estabelecendo novos padrões de consumo e impactando na economia como um todo. No que tange a economia do livro, seu impacto tem resultado em modificações no mercado como a inserção do e-commerce de livros, a criação do e-book e de editoras colaborativas. Assim, novos modelos de negócio surgem para que editoras e livrarias possam se manter no mercado pós tecnologia, diante do significativo fechamento de livrarias “físicas”. A partir da percepção de tais transformações e de sua contribuição na desintermediação das relações contidas na economia da cultura, discute-se o impacto dessas novas tecnologias na produção, circulação e fruição artística e cultural, tratando, de maneira mais específica, sobre os arranjos produtivos do livro e as mudanças nos hábitos culturais de parcela crescente de produtores e consumidores. Tais transformações não têm significado, necessariamente, maior democratização do acesso à produção e à fruição do livro.

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Biografía del autor/a

Márcio Rogério Olivato Pozzer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo - USP, Especialista em Gestão Pública pela Universidade Técnica Federal do Paraná - UTFPR, Mestre pelo Programa de Integração da América Latina da Universidade de São Paulo - PROLAM/USP e Doutor pelo mesmo Programa da USP com sanduíche pela Universidade de Salamanca (Espanha). Desenvolve atividades na área de Gestão de Políticas Públicas, sobretudo nas áreas da cultura, participação e desenvolvimento territorial, tendo integrado as equipes que coordenaram o Projeto "Moradia Solidária" vinculado à Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e o "PROEXT Cultura" vinculado ao Ministério da Cultura, além de ter exercido cargo de direção no Instituto Getussp (OSCIP) na formulação e implementação de políticas públicas culturais, educacionais e tecnológicas. Tem experiência em Gestão Pública Legislativa, tendo trabalhado na Câmara dos Deputados em Brasília/DF e na Câmara Municipal de São Paulo, quando foi chefe de gabinete do urbanista Nabil Bonduki. Foi docente do programa de pós-graduação do Centro Universitário SENAC de 2011 até 2014 e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016. Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), ministrando disciplinas no eixo de administração e gestão e realizando projetos de pesquisa e extensão na área de gestão pública, gestão cultural, patrimônio cultural e desenvolvimento territorial.

Publicado

2020-06-12

Cómo citar

Pozzer, M. R. O., & Cunha, C. P. da. (2020). As transformações da era digital e o impacto na economia da cultura do livro. Políticas Culturais Em Revista, 13(1), 47–66. https://doi.org/10.9771/pcr.v13i1.35309

Número

Sección

Dossiê - Tecnologia e políticas culturais: o acesso à cultura digital no Brasil