As transformações da era digital e o impacto na economia da cultura do livro
DOI:
https://doi.org/10.9771/pcr.v13i1.35309Abstract
As novas tecnologias revolucionaram os padrões culturais da sociedade mundial, alterando cadeias produtivas, estabelecendo novos padrões de consumo e impactando na economia como um todo. No que tange a economia do livro, seu impacto tem resultado em modificações no mercado como a inserção do e-commerce de livros, a criação do e-book e de editoras colaborativas. Assim, novos modelos de negócio surgem para que editoras e livrarias possam se manter no mercado pós tecnologia, diante do significativo fechamento de livrarias “físicas”. A partir da percepção de tais transformações e de sua contribuição na desintermediação das relações contidas na economia da cultura, discute-se o impacto dessas novas tecnologias na produção, circulação e fruição artística e cultural, tratando, de maneira mais específica, sobre os arranjos produtivos do livro e as mudanças nos hábitos culturais de parcela crescente de produtores e consumidores. Tais transformações não têm significado, necessariamente, maior democratização do acesso à produção e à fruição do livro.Downloads
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Published
2020-06-12
How to Cite
Pozzer, M. R. O., & Cunha, C. P. da. (2020). As transformações da era digital e o impacto na economia da cultura do livro. Políticas Culturais Em Revista, 13(1), 47–66. https://doi.org/10.9771/pcr.v13i1.35309
Issue
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Dossiê - Tecnologia e políticas culturais: o acesso à cultura digital no Brasil
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